Respostas
Resposta:
Brisa marítima
A brisa marítima é um fenômeno diário, sopra do mar para a terra durante o dia e em sentido contrário à noite. Durante o dia a temperatura da terra se eleva mais rapidamente que a da água. Isso acontece porque o calor específico da água é maior que o da terra.
Ou seja, é necessário maior quantidade de calor para elevar de 1º C a temperatura de certa massa de água, do que elevar de 1º C a temperatura da mesma massa de areia. As camadas de ar que estão em contato com a areia se aquecem mais, ficam menos densas e sobem. Seu lugar é ocupado pelo ar frio que está em contato com a água. Surge assim uma brisa, do mar para a praia.
À noite, o movimento se inverte. Devido, ainda, aos diferentes valores de calor específico, a terra esfria mais rapidamente. A água demora mais para esfriar.
Assim, à noite, o ar mais quente é o que está em contato com a água. Por ser menos denso, ele sobe, dando lugar ao ar mais frio que está em contato com a praia. Produz-se então a brisa da terra para o mar.
Natureza e Causas
As brisas do mar (e da terra) são causadas por um aquecimento e resfriamento desiguais das terras adjacentes e das superfícies do mar. Uma brisa do mar é uma que sopra do mar para a terra em conseqüência deste aquecimento diferencial.
Durante o dia, especialmente na primavera e no verão, a radiação solar faz com que a superfície da terra se torne mais quente do que a superfície do mar. De agosto a dezembro, até a costa de NSW, as temperaturas mais frescas da água do mar prevalecem, enquanto o efeito de aquecimento da radiação solar está aumentando ao máximo. Portanto, o contraste entre a temperatura da terra e da superfície do mar se torna considerável durante o dia, sendo maior ao meio da tarde.
Sem entrar na mecânica do assunto, basta dizer que o ar aquecido sobe sobre a superfície terrestre e uma circulação local começa, com ar fresco do mar sendo atraído pela terra. Ao mesmo tempo, o ar ascendente retorna para o mar no que é conhecido como a corrente de retorno superior.
Assim como um fogo em uma grelha causa uma corrente ascendente em uma chaminé, o acelerador torna-se progressivamente mais forte à medida que o fogo queima mais vigorosamente (e vice-versa), então a brisa do mar ganha impulso e se espalha sobre uma maior área de terra.
Uma brisa do mar normal no final da primavera ou no início do verão pode prolongar-se entre 80 e 160 km para o interior durante a tarde. Em circunstâncias muito favoráveis, a brisa do mar pode penetrar até 200 a 300 km a terra por cerca da meia-noite, e em raras ocasiões a 400 km. A brisa do mar é detectada por suas características marítimas, como temperatura mais baixa, maior umidade, bem como pelo rastreamento real da mudança do vento
brisa terrestre
Já durante a noite, o que ocorre é o inverso. Por reter calor por mais tempo, a água fica mais aquecida que a terra, sendo assim o oceano vira uma área de baixa pressão e o continente de alta pressão. Sendo assim, a terra é quem começa a dispersar ventos para o mar, criando a brisa terrestre.