• Matéria: Português
  • Autor: santosoliveiraanna
  • Perguntado 6 anos atrás

"Irmão ... é uma palavra boa e amiga. Se acostumaram a chamá-la de irmã. Ela também os trata de mano, de irmão. Para os menores é como uma mãezinha. Cuida deles. Para os mais velhos é como uma irmã que brinca inocentemente com eles e com eles passa os perigos da vida aventurosa que levam.Mas nenhum sabe que para Pedro Bala, ela é a noiva. Nem mesmo o Professor sabe. E dentro do seu coração Professor também a chama de noiva."(Jorge Amado: "Capitães da Areia"). a. Considerando a obra e o autor do texto, assinale a alternativa INCORRETA. * a) O autor faz parte do romance regional de 30, quando se aprofundaram as radicalizações políticas na realidade brasileira. b) Jorge Amado representa a Bahia, "descobrindo" mazelas, violências e identificando grupos marginalizados e revolucionários em "Capitães da Areia". c) Dora, Pedro Bala e Professor são alguns dos personagens da narrativa, que aborda a dramática vida dos camponeses das fazendas de cacau no sul da Bahia. d) O tom da narrativa aproxima-se do Naturalismo, alternando trechos de lirismo e crueza. O nível de linguagem é coloquial e popular. e) "Capitães da Areia " pertence à primeira fase da produção de Jorge Amado, quando era notório seu engajamento com a política de esquerda. Daí o esquematismo psicológico: o mundo dividido em heróis (o povo) e bandidos (a burguesia).

Respostas

respondido por: SilverCop77
65

Resposta:

(C)

Confia no pai, fiz ontem e acertei skskskskks


mirelamsg123: e tá certo mesmo
respondido por: larissamagrani
11

"Capitães da Areia", obra de Jorge Amado, representa um grupo de jovens que vive no Nordeste do Brasil, gerando um narrativa movida pelo Regionalismo (C).

A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.

Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.

Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil.

Link: brainly.com.br/tarefa/23116653

Anexos:
Perguntas similares