• Matéria: Sociologia
  • Autor: rychardoliveira14
  • Perguntado 6 anos atrás

Explique a pirâmide etária dos Estados Unidos​

Respostas

respondido por: hemyllichristyne
6

Resposta:

Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo. Esse gráfico é formado por barras superpostas que se concentram em torno de um eixo. As barras inferiores representam a população mais jovem e as barras superiores representam a população mais velha. Do lado direito do eixo, sempre se quantifica a população feminina e, do lado esquerdo, a população masculina, conforme o exemplo acima ilustrado.

As pirâmides populacionais são importantes no sentido de elaborarem um planejamento público a médio e longo prazo. Por exemplo, se a estrutura etária da população apontar que há uma grande quantidade de jovens, com elevados índices de natalidade, alerta-se para a necessidade de implantação de políticas que atendam à inclusão das faixas etárias no futuro, com medidas que visem, por exemplo, à ampliação e melhoria de creches e escolas.

respondido por: 222187
10

Resposta:

PIRÂMIDE ETÁRIA DOS ESTADOS UNIDOS  

   A pirâmide etária dos EUA é bem parecida com a brasileira, só que um pouco mais "evoluída", ou seja: com predominância de população adulta (20-59 anos), menos jovens (0-19 anos) e o número de idosos (+ 59 anos) consequentemente aumentando, mas ainda em menor número.

Então,

=> A base (que representa os jovens) é intermediária;

=> O corpo (que representa os adultos) é o mais largo;

=> O topo (que representa os idosos) é o menos largo.

    Nos países mais desenvolvidos da Europa ocidental (como Itália e França), o número de idosos é maior do que o dos EUA, porém, evidentemente, ainda predominam os adultos; os jovens são em menor número.

    Nos países menos desenvolvidos da África (como Nigéria e Costa do Marfim), predomina a população jovem, a base da pirâmide é muito larga, os adultos vem depois e há um mínimo de idosos. Como as condições nesses países pobres são precárias, é mais difícil uma pessoa alcançar a 3ª idade; logo, há poucos idosos nesses países.

    Os EUA, apesar de ser muito desenvolvido, principalmente economicamente, é um país jovem em termos de ocupação. Portanto, ainda está em fase de transição para chegar ao nível dos europeus ocidentais, quando, então, sua pirâmide terá uma base mais curta (menos jovens), um corpo largo (muitos adultos) e um topo mais largo do que é hoje (mais idosos).

Perguntas similares