A) Uma oportunidade é a forma de realização do empreendedorismo, ou seja, o empreendedorismo ocorre quando há uma oportunidade. O empreendedorismo torna-se possível em função das possibilidades para fazer algo diferente. As oportunidades podem ser caracterizadas por novos produtos, serviços, matérias-primas, métodos de produção e formas de organização, e surge da interação de diferentes fatores. Miyatake, Anderson Katsumi; Mazzei, Bianca Burdini; Pardo, Paulo. Empreendedorismo. Impresso em 2019 MaringáPr.: Unicesumar, 2018. 192 p. Com base no exposto A), apresente uma situação que descreva uma oportunidade de negócio que surgiu a partir de uma mudança no contexto social. B) Ao fazer a análise de cenários de um negócio, uma das ferramentas que pode ser utilizada é a Matriz SWOT, que apresenta as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio. Desta forma, apresente situações que exemplifiquem possíveis pontos internos (forças e fraqueza) e externos (oportunidades e ameaças) que um negócio está sujeito. (Você pode escolher um determinado ramo de negócio para trazer exemplos mais específicos e pontuais sobre os pontos internos e externos da matriz SWOT). C) O intraempreendedor é um indivíduo que trabalha em prol do desenvolvimento de uma organização e possui um papel de destaque pela postura proativa. Nem sempre exerce um cargo gerencial, mas sempre está disposto a contribuir com o desenvolvimento das pessoas e do negócio.
Respostas
Resposta:
A letra C)
Explicação:
O intraempreendedor contribui ao drsemvolvimento das pessoas e negocio
Resposta:
A mudança social é a transformação da sociedade e do seu modo de organização. Decorre de hábitos e costumes que deixam de fazer ou que começam a fazer parte do cotidiano das pessoas.
É preciso compreender que um indivíduo que se torna empreendedor pode começar de diferentes formas: abrir o negócio próprio, herdar, comprar, intraempreender. Mas também existem os que tiveram uma oportunidade de negócio a partir de uma mudança no contexto social. Os chamados negócios de impacto social beneficiam as pessoas das classes C, D e E. Os negócios de impacto social geram lucros e são uma oportunidade para o micro e pequeno empreendedor.
Uma ótima oportunidade de negócio foi as confecções de mascaras. A produção de máscaras cria alternativa para negócios. A obrigatoriedade do uso de máscaras em diversas cidades brasileiras para evitar o contágio da covid-19 criou oportunidade para negócios extensa cadeia produtiva de fornecedores, que envolve desde grandes indústrias têxteis e confecções com marcas à venda no varejo, até pequenas oficinas de costura que prestam serviço local para conserto de roupas. No Distrito Federal, desde o dia 11 de maio quem estiver sem máscara nas ruas ou locais públicos poderá ter que pagar multa de R$ 2 mil. Assim como nos Distrito Federal varias cidades estão multando pessoas que não utilizam mascaras em locais públicos. E isso faz com que mais gente compre mascaras. A proteção exigida às pessoas pode estar sendo a “tábua de salvação” da cadeia produtiva que estava paralisada por causa do fechamento do comércio e da diminuição de circulação das pessoas, conforme estabelecido entre as medidas de distanciamento social.
Explicação: