Respostas
Resposta:
o que eu sei sobre educação ambiental é que devemos tomar cuidado com que fazemos com as florestas derrubarmos árvores devemos replantar 3 vezes mais do que tiramos
Explicação:
se não ajudei me desculpa
eu ainda não devo ter
estudado essa matéria
mais mesmo assim espero que tenha ajudado
Resposta:
Educação Ambiental Formal
Educação formal é o processo educativo institucionalizado, que acontece na rede de ensino, com estrutura curricular, formação de professores, com uma estrutura definida. A educação ambiental neste contexto ressalta a interdisciplinaridade do processo educativo, a participação do aluno e sua determinação para a ação e solução dos problemas ambientais e a integração com a comunidade (SEARA FILHO, 1992). Educação Ambiental Formal é entendida como aquela exercida como atividade escolar, de sala de aula, da pré-escola ao 3º grau (LEONARDI, 1999)
A educação ambiental no espaço formal vem sendo profundamente debatida e a dimensão dos desafios que impõem vem estimulando uma mediocrização que tem feito surgir as malfadadas disciplinas de Educação Ambiental. Estas disciplinas tendem a escorregar numa catequese ambiental, doutrinária que reforça o afastamento da discussão ambiental do cotidiano das pessoas, dificulta a percepção de que política ambiental é justamente a forma como um grupo social se autodetermina, produz suas técnicas e sua cultura.
É extremamente significativo o desafio da educação ambiental, de promover um debate inter(trans)disciplinar, de inserir-se de modo orgânico no cotidiano da escola e de alavancar um processo de restruturação da própria concepção da escola e de seu papel na sociedade.
Educação Ambiental Não-Formal
A Educação não-Formal é exercida em diversos espaços da vida social, pelas mais variadas entidades e profissionais em contato com outros atores sociais no espaço público ou privado (LEONARDI, 1999). Ou simplesmente aquele processo que se destina à comunidade como um todo.
Para Brandão (2002), a educação é popular, enfrentando a distribuição desigual de saberes, incorpora um saber como ferramenta de libertação nas mãos do povo, e deve ser desenvolvida no interior das práticas sociais e políticas e pode ter quatro diferentes sentidos: 1) educação da comunidade primitiva anterior à divisão social do saber; 2) educação do ensino público; 3) educação das classes populares e 4) educação da sociedade igualitária.
A educação ambiental não-formal usualmente possui um conteúdo educacional restrito mas fundamenta-se basicamente na promoção da participação. Os desafios relacionam-se basicamente em se encontrar um eixo pedagógico consistente, que articule as diferentes ações educacionais, é grande o risco do fazismo sem direção.
Explicação:
espero ter ajudado❤❤❤