qual foi o motivo que no final da Guerra Fria,levaram a criar outro tipo de regionalização? Explique qual e essa regionalização
Respostas
Explicação:
Brainly.com.br
Qual a sua pergunta?
1
ribeiroevelynjulia
há 4 dias
Geografia
Ensino fundamental (básico)
+5 pts
Respondido
Geografia:
Qual foi o motivo que no final da guerra fria, levaram a criar outro tipo de regionalização? Explique qual é essa regionalização.
1
VER A RESPOSTA
RESPONDER
Entrar para comentar
ribeiroevelynjulia está aguardando sua ajuda.
Inclua sua resposta e ganhe pontos.
Resposta
5,0/5
3
ChristianNunes0607
Aluno
11 respostas
40 pessoas receberam ajuda
Resposta:
Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à idéia de diferenciação de áreas.
As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc., e sociocultural que corresponde à avaliação das condições sociais e culturais que insere neste contexto o índice de desenvolvimento humano para explicitar como vivem as pessoas em determinado lugar.
Para uma melhor análise dos dados e das diferenças existentes no mundo, e para não generalizar as informações, faz-se necessário a regionalização de áreas de abordagens, oferecendo várias vantagens aos estudos geográficos.
A partir das considerações, em 1960, o mundo foi regionalizado e/ou classificado em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo.
A expressão Terceiro Mundo foi utilizada pela primeira vez pelo economista Francê Alfred Sauvy, em 1952, ele construiu essa expressão observando as desigualdades econômicas, sociais e políticas, verificou que os países industrializados eram desenvolvidos, sua população vivia melhor, enquanto os outros países enfrentam muitos problemas de ordem econômica, sua população vivia em condição não muito satisfatória.
Além de receber essas denominações o mundo foi regionalizado e/ou classificado em países ricos e pobres ou centrais e periféricos; os ricos (centrais) são países que estão no centro das decisões mundiais, são desenvolvidos, industrializados, avançados tecnologicamente, com economia estável, os países pobres (periféricos) são países subdesenvolvidos, pouco industrializados, com produção primária, dependente economicamente e de economia instável com grande incidência de crises.