Formule um texto explicativo sobre as visões e ações alternativas ao capitalismo, destacando a reforma agrária, agricultura familiar, segurança e soberania alimentar e sua relação com os movimentos ambientalistas.
Respostas
Resposta:
reconhecimento da autonomia da consciência individual em matéria religiosa, afirmada pelos grandes Reformadores do século XVI, foi, sem sombra de dúvida, a matriz dos direitos humanos de caráter indivi- dual, que vieram a ser consagrados com o Bill of Rights de 1689, e as Revoluções Norte-Americana e Francesa do fim do século seguinte... No entanto, por uma dessas ironias em que abunda a história, a era da autonomia da consciência individual teve pouca duração. Já em meados do século XVIII, com a decisiva intervenção da máquina a vapor, tinha início a Revolução Industrial, que foi o primeiro passo para a construção da sociedade de massas no mundo inteiro, com o predomínio da mentalidade coletiva other directed, ou seja, submetida à dominação ideológica alheia. Doravante as grandes massas passaram a ser manipuladas pelos detentores do poder. (p.63-4)
Nesses termos, Comparato analisa devidamente a Revolução Industrial, mas não a vê como o elemento fundamental da revolução capitalista. Nos capítulos seguintes ele vai contar a história do capitalismo, vai discutir em um grande esforço de síntese o capitalismo mercantil, o industrial e o pós-industrial. Mas a abordagem é gradualista; a ideia de uma revolução capitalista não está presente. Ou não está explícita, embora ela tenha sido tão importante quanto foi a outra grande "revolução" da história humana, a descoberta da agricultura e a transformação dos povos, de coletores em agricultores capazes de produzir um excedente econômico que deu origem às grandes civilizações antigas. Comparato reconhece, porque é essencial para sua tese central, que o capitalismo se diferenciará de forma decisiva das anteriores civilizações ao ser uma forma de organização econômica e social não associada a um determinado território, mas universal. Em outras palavras, o objetivo de todas as sociedades que ainda não realizaram sua revolução nacional e industrial, que não formaram seu Estado-nação e se industrializaram, assim completando sua revolução capitalista, é o de copiar a tecnologia e as instituições dos países ricos e também se desenvolverem.
Naturalmente, ao discutir o capitalismo industrial, Comparato discute a Revolução Industrial, sua base no surto comercial e na reforma agrária, o salto tecnológico que representou a invenção da máquina a vapor, a aceleração do desenvolvimento tecnológico, o surgimento de relações impessoais, o advento das sociedades de massa, a urbanização crescente, a progressiva emancipação das mulheres, a criação da escola pública e a generalização do ensino fundamental, e a convivência forçada de diferentes grupos étnicos e religiosos.