Realize uma pesquisa sobre os movimentos de resistência na África e no Brasil do século XIX, envolvendo as lutas protagonizadas pela população negra, de acordo com os tópicos baixo: Rebelião de Ashanti; guerra entre o Império britânico e a nação zulu; protestos contra o apartheid na África do Sul; Revolta dos Malês; Revolta de Carrancas.
Respostas
A rebelião Ashanti, foi um evento ocorrido na Costa do Ouro, onde atualmente se encontra a Gana.
Deste modo, vemos que essa rebelião, foi promovida contra a dominação britânica na região, onde uma das estratégias bastante usadas pelos britânicos eram fazer alianças com os chefes locais para que assim eles pudessem explorar as riquezas da região de forma mais eficaz.
Por fim, o gatilho para a rebelião foi quando um britânico se sentou no Tamborete de Ouro, principal símbolo da alma Ashanti.
A Guerra Anglo-Zulu foi um conflito que aconteceu em 1879 entre o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda e os Zulus.
Os nativos africanos da tribo Zulu habitavam a região do sul da África. A partir de 1838, essa tribo se insurgiu primeiro contra os bôeres (holandeses), depois contra os portugueses e depois contra os ingleses, pelos quais foram derrotados em 1879. As pinturas, típicas da época, mostram soldados ingleses atacados por Zulus.
O apartheid representou a transformação do racismo em lei na África do Sul - a segregação racial foi legalmente aceita entre 1948 e 1994. Foi o regime do apartheid que retirou os direitos dos negros e deu privilégios aos brancos, minoria no país. A discriminação institucionalizada teve início quando o Partido Nacional da África do Sul ganhou as eleições. Em 1949, os casamentos mistos foram proibidos. Em 1950, a Lei da imoralidade proíbe a relação sexual entre brancos e negros. No mesmo ano, a população é cadastrada e separada por raça, além de ser dividida fisicamente com a formação de áreas residenciais específicas.
A Revolta dos Malês foi uma revolta do período regencial. Aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835, em Salvador, na Bahia. Foi uma revolta que se destacou no período por ter motivação religiosa, tendo sido levada a cabo por escravos de religião islâmica, os chamados malês, que diferiam dos escravos tradicionalmente trazidos ao Brasil, que possuíam muitas vezes, diferentes religiões próprias.
Esses escravos tinham como objetivo a libertação de todos os escravos de religião islâmica, a garantia da liberdade de culto e eram, em sua maioria, das etnias hauçá, igbomina e picapó. Suas ações foram baseadas em experiências de combate que trouxeram da África e visavam aplicar num momento propício.
A Revolta de Carrancas foi uma rebelião feita por escravos, em 13 de maio de 1833. Ela ocorreu em duas fazendas (Campo Alegre e Bella Cruz), localizadas na região sul da província de Minas Gerais.
A rebelião ganhou este nome, pois as duas fazendas estavam localizadas na Freguesia de Carrancas.
Espero ter ajudado hihi S2