7- Que significado as religiões afro-brasileiras tiveram para os escravizados no período colonial?
Respostas
Resposta:
Durante o processo de colonização do Brasil, notamos que a utilização dos africanos como mão de obra escrava estabeleceu um amplo leque de novidades em nosso cenário religioso. Ao chegarem aqui, os escravos de várias regiões da África traziam consigo várias crenças que se modificaram no espaço colonial.
As religiões de origem africana serviram como resistência e luta com retorno às forças ativas sobrenaturais e ancestrais como alternativa às violências escravistas.
A cultura de matriz africana existente no Brasil é importante para se entender o processo de miscigenação na nação e como se dão os costumes e culinárias do povo brasileiro.
Infelizmente, há inúmeras denúncias e relatos de pessoas que sofreram algum tipo de discriminação por ser negro na sociedade. Muitos sofreram violências por conta do preconceito que paira a esfera social.
Embora, na Constituição Federal Brasileira, todos sejam amparados, isso não acontece na prática. As pessoas são excluídas pela cor da sua pele e pela cultura que carrega.
As religiões de origem africana, também, sofrem com o preconceito constante. Notícias pejorativas e de "humor ácido" trazem consigo a discriminação estrutural que ocorre no Brasil, especialmente com as crenças da Umbanda e do Candomblé, que são as mais conhecidas pelo povo brasileiro.
Link: brainly.com.br/tarefa/27504423