Respostas
Resposta: Diríamos que a Filosofia é a Mãe/Pai da Política.
Através dos pensadores foi discutido o surgimento do Estado e o porque da sua existência. Bom dar uma pesquisada nos Clássicos da Política. Tem um autor muito bom, caso futuramente queira ver: Francisco Welfort.
Exemplo filósofos contratualistas: Thomas Hobbes, Rousseau, Jonh Locke.
Bem no geral, resumidamente... Os pensadores viram que a sociedade antes não existia o "meu" o "seu" (o que desencadeia a propriedade privada de Locke). E que todos os homens entrava numa guerra de todos contra todos (Hobbes dizia que o homem era o lobo do homem), ou seja existia muitas guerras e disputas.
Para manter a ordem era necessário um "contrato social". Do qual o papel do Estado seria proteger o indivíduo que faz parte da sociedade. O que envolve direitos civis (Locke entra aí também).
Explicação: o homem é livre? O que você acha? Mas, com tamanha liberdade ainda assim a sociedade estava um caos sem respeito, e vulgo sem "civilidade". O Estado (figura de monstro Leviatã - forte segundo Hobbes por exemplo) proporcionaria ordem na sociedade.
Aí hj vc pensa, quais são os direitos civis? Quais direitos nós seres humanos temos enquanto cidadãos?
Aí claro .. cada governo tem uma política - forma de governabilidade. Por exemplo, o Brasil que é uma República.
Leia por curiosidade também a Constituição Federativa Brasileira de 1888 e veja alguns direitos.
Sobre a sua segunda pergunta, aconselho fazer outro tópico. Mas, aparentemente, a teoria clássica política de fato está bem diferente das ações humanas na política a exemplo do Brasil. Está deturpada o verdadeiro significado da política devido a ações por exemplo, da corrupção.
Bons estudos! Boas reflexões!