Respostas
Resposta:
O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo e jogado por pessoas de diversas faixas etárias. Acredita-se que o Tangram surgiu na China durante a dinastia Song (960 – 1279 d.C.) e era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.
Lenda do Tangram
Existem várias lendas acerca do surgimento do Tangram e, dentre as histórias mais populares, estão as lendas: “O mensageiro e o Imperador” e “O discípulo e o mestre”. Que tal conhecer um pouquinho destas histórias?
O mensageiro e o Imperador
“Há cerca de 4000 atrás, um mensageiro partiu o espelho quadrado do imperador Tan, quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado.”
O discípulo e o mestre
“Um jovem chinês despedia-se do seu mestre para fazer uma grande viagem pelo mundo.
Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
– Com esse espelho, registrarás tudo o que vires durante a viagem para me mostrares na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
– Mas mestre, como poderei mostrar-lhe, com um simples espelho, tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia essa pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos e quebrou-se em sete peças.
Então o mestre disse:
– Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viste durante a viagem.”
Os benefícios do Tangram
Para quem não conhece, o jogo é formado por 7 peças (2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) que são chamadas de “tans”. Com estas peças, é possível criar diversas formas e os benefícios desta atividade são muitos, tanto para os adultos quanto para as crianças! Enquanto os pequenos se divertem montando as figuras, eles treinam a visão espacial, exploram a criatividade, aprendem sobre a classificação de formas geométricas e aprimoram suas habilidades em resolver problemas.
Além disso, este quebra-cabeça é capaz de estimular tanto a lado esquerdo do cérebro, responsável pela lógica, quanto o lado direito, que é encarregado das informações abstratas. Portanto, ao realizar esta atividade, exploramos e desenvolvemos várias áreas e habilidades. Tais como:
1. Exercitar a resolução de problemas
Para montar cada figura é necessário planejar onde cada peça será colocada.
2. Estimular a criatividade
As peças permitem formar várias figuras, sendo que algumas dessas imagens podem ser montadas de maneiras distintas.
3. Melhorar a noção espacial
O Tangram exige que as peças sejam posicionadas e rotacionadas, levando o cérebro a trabalhar as regiões responsáveis pelo reconhecimento e posicionamento de formas geométricas.
Imprima o seu Tangram!
Sabendo do caráter interdisciplinar do Tangram e da sua importância enquanto recurso didático – auxiliando no desenvolvimento do raciocínio lógico e no apoio ao ensino da matemática, das ciências, artes e história – a Leiturinha criou um Tangram, especialmente para seu pequeno!
Acesse aqui o Tangram da Leiturinha, imprima e recorte
Resposta:
não se sabe ao certo...
Explicação:
Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, mas acredita-se ter sido inventado na China durante a Dinastia Song e levado para Europa por navios mercantes no início do século XIX, onde se tornou muito popular. Há várias lendas sobre a sua origem e o seu renascimento no mundo dos mortos.