Respostas
Resposta:
Produzidas pela TV Tem Itapetininga, emissora afiliada da Rede Globo, em parceria com as emissoras da TV Tem em Bauru, Rio Preto e Sorocaba, as reportagens tratam de diversos temas ligados à fé. Entre eles, cura, ciência, mercado, manifestações e história das religiões.
Na primeira reportagem, nesta segunda-feira, a abordagem foi sobre as diversas religiões existentes no mundo, histórias que se iniciaram no século XV antes de Cristo, quando surgiu a humanidade e o homem se rende à necessidade de acreditar em algo. Com as mudanças do planeta o homem se espalha por terras estranhas. Surgem tribos e crenças e o homem passa a acreditar em divindades.
No século V antes de cristo surge o monoteísmo e a fé se volta para um único deus. É o início do judaísmo, do islamismo e do cristianismo. As religiões são diferentes, mas segundo o teólogo Deuber Calaça, elas têm a mesma raiz. “O Deus de Israel, o Deus dos hebreus, da região Judaica, Javé, é o mesmo Deus do cristianismo, pai de Jesus Cristo, que toda a cristandade crê. E dentro do islamismo, é o mesmo Deus de Israel, mas com o nome de Alá. A religião seria a volta a essa relação Deus e Homem, Homem e Deus”, comenta.
Segundo o filósofo Luiz Felipe Ponde, cada religião apresenta uma crença ou filosofia. Mesmo não sendo iguais, compartilham uma característica: acreditam no sobrenatural, forças que não vemos, mas que controlam as nossas vidas. “Aparentemente, a maior parte da humanidade é religiosa. Religiosa no sentido de que tem fé, acredita em um conjunto de coisas. Parece estar preocupada em criar um condicionamento na vida das pessoas, no sentido de você agir de tal forma e com isso dar significado para a sua vida”, ressalta etc..
Espero ter ajudado.
Explicação:
Surgem tribos e crenças e o homem passa a acreditar em divindades. No século V antes de cristo surge o monoteísmo e a fé se volta para um único deus. É o início do judaísmo, do islamismo e do cristianismo. As religiões são diferentes, mas segundo o teólogo Deuber Calaça, elas têm a mesma raiz.