Com base na leitura da anamorfose compare a participação africana na quantidade de publicações científicas com o resto do mundo.
Respostas
Resposta:
por ser um continente menos desenvolvido ele não realiza muitas descobertas científicas.
A representação distorcida do continente africano no mapa-mundi revela a baixa quantidade de produções do continente e a colonialidade do saber vigente no mundo.
Sobre a colonialidade do saber e representações cartográficas
Anamorfoses são formas de representação espacial com distorções, adequadas a dados quantitativos que baseiam a construção do mapa. No caso do mapa analisado, as distorções representam a quantidade de publicações científicas no mundo. Sendo assim, continentes com menor produção são representados de forma menor, enquanto aqueles com maior produção crescem em relação aos outros.
O destaque no mapa fica por conta do hemisfério norte, principalmente américa do Norte e Europa. Percebe-se então que o dinheiro e a tecnologia são determinantes na produção científica, favorecendo os países mais ricos. A esse processo de concentração do conhecimento em uma perspectiva dos Estados hegemômicos, se dá o nome de "Colonialidade do Saber", originada do conceito de Colonialidade do Poder.
Para saber mais sobre a Colonialidade e construção de poder, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/21877755
#SPJ2