Em 1763, a administração portuguesa decidiu transferir a capital da colônia da cidade de Salvador para a cidade do Rio de Janeiro. A respeito desta decisão podemos afirmar que: *
A) a mudança da capital assinala um momento de transformações econômicas, especialmente em virtude do deslocamento do eixo-econômico do Nordeste açucareiro para a região de mineração do Sudeste.
B) a administração portuguesa havia conseguido avançar no interior das capitanias do Nordeste, garantindo a criação das novas cidades, porém a interiorização da colônia, na região Sudeste, ainda não havia começado.
C) a transferência da capital demonstra a preocupação administrativa do governo português que temia, especialmente, uma revolta separatista na capitania de São Paulo, o principal pólo econômico da colônia.
D) a nova capital tinha o objetivo de preparar a cidade do Rio de Janeiro para receber a família real, no Brasil, completando um antigo plano do Marquês de Pombal para a administração colonial.
E) as invasões de franceses e holandeses no Nordeste fizeram com que essa região fosse vista pela Metrópole como pouco segura; as capitanias do Sul e Sudeste eram mais controladas pelos portugueses e os padres jesuítas.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Letra A
Explicação:
A mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro foi realizado pois com o descobrimento pelos bandeirantes em 1695 a abundancia de metais preciosos, onde é Minas gerais hoje, teve um grande deslocamento de pessoas para a região criando assim uma demanda por suprimentos. Já como o Rio de Janeiro era considerado um "celeiro" na época, foi conivente a troca da capital.
Outros motivos é a distancia entre as minas para Salvador e das mesmas para Rio de Janeiro e que a entrada dos navios negreiros eram feitas pelo porto do Rio.
respondido por:
0
Resposta:
letra A
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás