• Matéria: Filosofia
  • Autor: laismoraesborges
  • Perguntado 6 anos atrás

Quais são as principais idéias políticas de Santo Tomás de Aquino (1225-1274), que foi o maior representante da escolástica, tendência da filosofia medieval influenciada por Aristóteles?

a) Como Aristóteles, Santo Tomás considera que o homem só encontra sua realização na cidade, e o plano político é a instância possível em que o governo não tirânico pode aliar ordem e justiça na busca do bem comum. O poder político, mesmo que seja de origem divina, circunscreve-se na ordem das necessidades naturais do homem enquanto ser social que necessita alcançar seus fins terrenos. Daí que o estudo da política requer o uso da razão natural, não se circunscrevendo apenas ao âmbito da teologia. No entanto, coerente também com sua visão religiosa do mundo, Santo Tomás conclui que o Estado conduz o homem até um certo ponto, quando então se exige o concurso do poder da Igreja, sem dúvida superior, e que cuidará da dimensão sobrenatural do destino humano.

b) Santo Tomás na obra A cidade de Deus trata do discutido tema das duas cidades, a "cidade de Deus" e a "cidade terrestre", que não devem ser entendidas simplesmente como referência ao reino de Deus que se sucede à vida terrena, mas à coexistência dos dois planos de existência na vida de cada um. Ou seja, todos têm uma dimensão terrena que se refere à sua história natural, à moral, às necessidades materiais e que diz respeito a tudo que é perecível e temporal. Outra dimensão é a celeste, que corresponde à comunidade dos cristãos, inspirada no amor a Deus e que vive da fé.

Respostas

respondido por: Juuuh875
2

Resposta: resposta correta letra "B"

Explicação:

Perguntas similares