Respostas
DENGUE
A dengue é uma doença causada por um vírus, o qual é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Manifestações hemorrágicas, quando ocorrem, podem indicar um caso mais grave da infecção.
A dengue não apresenta tratamento específico, sendo utilizados medicamentos que visam apenas ao alívio dos sintomas. Em casos graves, a internação pode ser necessária para evitar complicações. Por não possuir tratamento, a melhor opção é investir em prevenção, evitando, por exemplo, a proliferação do mosquito.
Agente causador da dengue
A dengue é uma doença causada por vírus, que é transmitido pela picada do mosquito infectado. Circulam, no Brasil, quatro tipos de vírus da dengue, os quais são conhecidos como sorotipos 1, 2, 3 e 4. Um fato curioso é que a pessoa que se infecta por um desses vírus adquire imunidade a ele, ou seja, a pessoa não terá mais a dengue causada por aquele tipo de vírus.
Transmissão da dengue
O Aedes aegypti é o mosquito responsável pela transmissão do vírus causador da dengue.
Conhecido como mosquito-da-dengue, o Aedes aegypti é o responsável por garantir a transmissão da doença em nosso país. O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, vivendo próximo ao homem, sendo comum observar sua presença dentro das casas. Seus hábitos são diurnos, sendo o período de maior atividade o amanhecer e o entardecer. Isso não significa, no entanto, que o A. aegypti não pique à noite.
Esse mosquito, para se reproduzir, necessita de água parada, que é o local onde os seus ovos são colocados. Sua proliferação é maior no verão, época com maior quantidade de chuvas e também com maior temperatura, características que facilitam a reprodução.
A transmissão ocorre pela picada do Aedes aegypti infectado. Vale destacar que a doença não é transmitida por meio de contato com o paciente doente nem com suas secreções.
Resposta:
a dengue e uma doença causada pelo virus e pode ser transmitia pela água