Quando se fala em avaliação escolar, três tipos costumam ser citados: a avaliação diagnóstica, a avaliação somativa e a avaliação formativa. Pensando no currículo escolar, conforme proposto nos documentos oficiais e em busca de uma aprendizagem significativa aos estudantes, qual é o tipo mais indicado de avaliação e por quê?
Respostas
Resposta:
D
A avaliação que melhor atende aos objetivos, neste caso, é a avaliação formativa, pois esta é realizada ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.
Explicação:
Embora possam ser encontrados os três tipos de avaliação citados no ambiente escolar: a avaliação diagnóstica normalmente para realizar sondagens no início do ano ou antes de iniciarem-se novos conteúdos/ disciplinas; a avaliação somativa ou classificatória ao final de algum tema estudado, visando medir quantitativamente o rendimento dos alunos; e a avaliação formativa realizada ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes; é a avaliação formativa que se encontra referenciada na Base Nacional Comum Curricular e que ajusta com as questões relativas a aprendizagem que estão sendo exigidas pelas teorizações curriculares na contemporaneidade, quebrando o paradigma da avaliação somente como instrumento de medida e de classificação dos estudantes
Compreende-se que a avaliação formativa é a mais recomendada para o processo escolar, pois, ela avalia o aluno de forma particular, analisando as suas necessidades e dificuldades. Já a somativa, por exemplo, avalia o que o aluno adquiriu ao final do processo educacional. Assim, a alternativa adequada é D - avaliação formativa.
Avaliação e processo de aprendizagem
A avaliação é um mecanismo para testar o desempenho do aluno. As avaliações podem ser somativas, assim avaliam o desempenho do estudante como um todo, ou formativas, que procuram o erro do aluno para corrigi-lo em seu processo de aprendizagem.
Restante da questão:
A - O tipo mais indicado de avaliação, neste caso, é a somativa ou classificatória, pois permite estabelecer um ranking entre aqueles que serão mais ou menos competentes.
B - A avaliação diagnóstica é a que deve ser posta em prática, pois permite que se explicitem os conhecimentos prévios que o aluno já traz consigo.
C - A avaliação somativa é considerada a mais adequada, pois procura realizar a soma de tudo o que foi aprendido pelo aluno desde o início do ano letivo.
D - A avaliação que melhor atende aos objetivos, neste caso, é a avaliação formativa, pois esta é realizada ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.
E - A avaliação diagnóstica é a mais apropriada para esta situação, pois apresenta quais são os problemas de aprendizado de cada estudante.
Continue estudando sobre avaliação em: https://brainly.com.br/tarefa/26157947
#SPJ2