Respostas
Resposta:
Relações internucleares ou Ionização, é o processo pelo qual um átomo ou uma molécula adquire uma carga negativa ou positiva ao ganhar ou perder elétrons, geralmente em conjunto com outras alterações químicas. O átomo ou molécula eletricamente carregado resultante é chamado de íon.
Exemplo: Quando colocado em água, o ácido clorídrico (HCl) sofre ionização. A ligação química entre o H e Cl é quebrada e formam-se os íons H+ e Cl-, que são circundados pela água. Como vimos, o H+ perdeu um elétron e o Cl- recebeu um elétron.
Explicação:
Att: Izaias Bernardo.
As relações internucleares podem ser compreendidas como processos de ionização, ou seja, que ocorrem quando um átomo cede ou recebe elétrons de outro átomo, como ocorre com o ácido clorídrico, formando H+ e Cl-.
Ionização
O processo de ionização, também podendo ser chamado de relações internucleares, ocorre de acordo com a regra do octeto, a qual diz que os átomos devem possuir sua camada de valência completa para serem estáveis.
Nesse sentido, os átomos realizam ligações químicas com outros átomos em busca de maior estabilidade. No caso de ligações iônicas, que ocorrem entre um metal e um ametal, há a doação de elétrons de um átomo para outro e, portanto, origina íons, como é o caso do NaCl.
Outra questão sobre ionização:
https://brainly.com.br/tarefa/16346804
#SPJ2