Respostas
Alguns fatores históricos foram fundamentais para o crescimento do agronegócio brasileiro, entre eles destacam-se o processo de industrialização da economia brasileira, a transformação da produção rural em processos industrializados e a expansão da fronteira agrícola como resultante dos dois fatores iniciais.
O processo de industrialização brasileira, que foi descrito por Sérgio Silva (1986) como “o desenvolvimento das forças produtivas – que representa progresso técnico, aumento de produtividade – sob a dominação do capital não é somente desenvolvimento das forças produtivas; é também desenvolvimento das relações sociais capitalistas. Em outras palavras, o reforço da dominação do capital sobre o trabalho”. Esse processo também ficou conhecido como “Modelo de Substituição de Importações”, pois priorizou os investimentos industriais em plantas cujo o mercado interno já estava estabelecido e que dependia de importações para o seu abastecimento (Pereira, L.C.B. – 1972). Isso fez com que novos setores fossem surgindo e, a medida que surgiam, contribuíam para a redução, em termos relativos, da contribuição do setor agrícola para a composição do PIB brasileiro.
Vale ressaltar que a industrialização trouxe consigo mudanças estruturais na economia e seus reflexos na agricultura ficaram conhecidos como “modernização da agricultura”. Segundo Montoya e Guilhoto (1997), com o fortalecimento das indústrias de base agrícola, decorrente desse processo, a agricultura deixou de ser um setor econômico distinto, passando rapidamente a se integrar à dinâmica da produção industrial, naquilo que ficou conhecido como agronegócio.