1. A China tornou-se comunista em 1949. Em 1958, o governo chinês lançou um plano econômico quinquenal conhecido como Grande Salto para a Frente. Quais eram os objetivos desse plano e qual o resultado alcançado?
Respostas
Bom dia!
Após a conquista do poder em 1949, a participação na Guerra da Coreia e o sucesso do 1º Plano Quinquenal (1953-1957), o líder chinês Mao Tsé-tung lançou o Grande Salto para Frente (1958-1962), um programa de profundas reformas cujo objetivo era acelerar a marcha para o comunismo.
Porém, o Grande Salto não resultou no crescimento econômico previamente calculado. As colheitas agrícolas foram prejudicadas pelas secas e inundações de algumas regiões, bem como a produção de matérias-primas para as indústrias; máquinas se desgastaram devido ao uso intensivo ou mesmo pela falta de conhecimento técnico capaz de operá-las.
Espero ter ajudado bons estudos
Resposta:
Esse plano tinha por objetivo fazer com que, em 15 anos, a China se tornasse tão desenvolvida quanto a Inglaterra. Para isso, o governo estipulou uma série de metas visando aprimorar a indústria, a produção agrícola e energética. Além disso, milhões de pessoas foram direcionadas para o trabalho na construção de estradas, fábricas, cidades etc. O plano, contudo, fracassou. As metas eram muito elevadas, e as pessoas trabalhavam à exaustão tentando cumpri-las. Estima-se que cerca de 20 a 30 milhões morreram de fome e exaustão nesse período.
Explicação: