Renê Descartes e Francis Bacon representam duas grandes oposições epistemológicas do período moderno, que são ?
Respostas
Resposta:
Explicação:
René Descartes era um cético radical da Modernidade, o pensamento cartesiano, inicialmente, pode ser confundido com uma Filosofia cética antiga, entendendo que o ceticismo “é um tipo particular de Filosofia, pois não é constituído por um conjunto de teses sobre as coisas, nem pretende ser um conhecimento”.
A característica principal do cético é manter “uma atitude crítica diante da pretensão dogmática de ter descoberto a verdade.”i Porém, o ceticismo cartesiano é totalmente diferente do ceticismo clássico, pois se ele começa com uma atitude crítica diante do dogmatismo (o dogmatismo da opinião e do conhecimento duvidoso), ele termina afirmando ter descoberto uma primeira verdade irrefutável: o cogito. Em sua obra Discurso do Método, Descartes chega à primeira verdade irrefutável: a própria existência.
Em sua posição cética, o filósofo francês diz que as nossas crenças costumeiras, de senso comum, podem estar erradas, que os nossos sentidos podem nos enganar, a ponto de não sabermos se estamos sonhando ou em vigília. Além disso, afirma que ilusões podem tomar conta de nosso intelecto, o que atesta a necessidade de tudo duvidar, colocando em questão, inclusive, a sua própria existência.
Porém, ao perceber que o exercício de duvidar é o exercício de pensar, o filósofo conclui que não é possível pensar sem antes existir. Daí, a conclusão mais segura e o primeiro pensamento indubitável é “penso, logo existo"