• Matéria: Português
  • Autor: maryaliceps
  • Perguntado 6 anos atrás

O texto 2 é um dos capítulos do romance “O mundo de Anne Frank”. A narrativa gira em torno da vida da jovem menina Anne. O título, que chega às livrarias em meio aos 70 anos do fim do conflito e da morte da jovem, é resultado de extensa pesquisa, feita com o apoio da Fundação Anne Frank, e recria a história da jovem judia de forma acessível para todas as idades, (re)contando a história de Anne Frank com sensibilidade, a partir de seu famoso diário e de informações históricas, fotografias e belas ilustrações. Por se tratar de um romance, é possível afirmarmos que possui um narrador. Assim, demonstre em que foco narrativo o trecho em questão foi apresentado, demonstrando ainda o tipo de narrador. ​

É P AMANHÃ!!!
O TEXTO:

Em janeiro de 1933, quando Hitler e seu partido nazista assumiram o poder, parte da família do papai já tinha deixado a Alemanha. Tia Leni e sua família estavam morando na Suíça havia alguns anos e, no outono de 1933, vovó Frank também se mudou para lá. Tio Robert e a esposa foram embora para Londres em 1933, e tio Herbert já se mudara para a França em 1932.
A família da mamãe, contudo, ainda morava na Alemanha. Vovó Holländer e os dois tios solteiros de Anne, Julius e Walter, viviam em Aachen, perto da fronteira com a Holanda.
A partir de 1933, os nazistas tornaram a vida dos judeus na Alemanha ainda mais difícil. Professores judeus perderam seus empregos. Judeus foram proibidos de se casar com não judeus. Havia placas em muitas cidades e vilarejos alemães informando que os judeus não eram bem-vindos. Muitos tentaram deixar a Alemanha, procurando refúgio em outros países. Mas isso não era sempre fácil: era muito caro; depois, tinham de encontrar casa e trabalho.
Os pais de Anne fizeram de tudo para trazer vovó Holländer para a Holanda, mas era muito difícil conseguir todos os documentos oficiais. Então algo terrível aconteceu.
Na noite de 9 para 10 de novembro de 1938, os nazistas atacaram judeus em toda a Alemanha. Mataram mais de cem judeus, prenderam mais de 30 mil. Destruíram sinagogas, lojas de propriedade de judeus, casas e cemitérios. Essa noite ficou conhecida na história como a Noite dos Cristais, por causa da quantidade de vidro quebrado na rua.
Os tios de Anne, Walter e Julius, foram presos poucos dias depois daquela noite. Tio Julius foi liberado logo em seguida porque tinha lutado pela Alemanha na Primeira Guerra Mundial, mas tio Walter foi enviado para um campo de concentração, que era um grande campo transformado em prisão, com cercas altas e arame farpado. A família entrou em pânico. Como fariam para libertar tio Walter e como poderiam tirar Julius e ele da Alemanha o mais depressa possível? E a vovó? Quando dariam autorização para que ela fosse para Amsterdã?

O mundo de Anne Frank. Janny van der Molen

Respostas

respondido por: amandavaz616
0

Resposta:

"Os tios de Anne, Walter e Julius, foram presos poucos dias depois...",narrativa em terceira pessoa, com narrador onisciente.

Perguntas similares