Entre os grupos sociais que apoiaram o fascismo na Itália, estavam
(A)
as classes sociais mais baixas, fazendo com que os empresários e os industriais se opusessem ao fascismo italiano.
(B)
os movimentos da esquerda, convencidos pelo discurso democrático de Mussolini e pela permanência do pluripartidarismo.
(C)
a alta burguesia italiana, que via no discurso de Mussolini a possibilidade de implementação do socialismo.
(D)
os industriais, preocupados com o avanço dos movimentos sociais e os mais empobrecidos, atraídos pela promessa de solução da crise.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:pois Os principais grupos sociais a apoiarem o fascismo italiano foram, assim, os militares, os nacionalistas em geral e parte do proletariado urbano empobrecido.
Resposta: Minha atividade foi corrigida e está exata!!!!
D) os industriais, preocupados com o avanço dos movimentos sociais e os mais empobrecidos, atraídos pela promessa de solução da crise.
Explicação:
Diferentes grupos sociais apoiaram o fascismo italiano, por motivações distintas e o fascismo soube abarcar diferentes interesses em seu discurso radical, conservador e nacionalista, tanto a elite, preocupada com o avanço dos movimentos de esquerda, quanto as camadas mais empobrecidas, críticas ao capitalismo liberal, aderiram ao fascismo italiano (gabarito D). Alternativa A está incorreta, porque os industriais aderiram ao fascismo, visando fazer frente ao “perigo comunista”. Alternativa B está incorreta, porque Mussolini não pregava um discurso democrático e assim que assumiu o poder, instituiu a existência de um único partido na Itália, o partido fascista. Alternativa C está incorreta, porque a alta burguesia na Itália estava temerosa que ocorresse uma revolução socialista, portanto via em Mussolini a possibilidade de conter, não de implementar, o socialismo na Itália.