• Matéria: Filosofia
  • Autor: xafanasantos134
  • Perguntado 6 anos atrás

A Filosofia Patrística como parte da Filosofia Medieval, junto à Filosofia Escolástica, pois os temas e o modo de operar dos pensadores patrísticos aproximavam-se totalmente da teologia cristã e do conhecimento religioso. Teve como principal pensador Agostinho de Hipona. A Escolástica, ou pensamento escolástico, é uma corrente filosófica nascida na Europa da Idade Média, que dominou o pensamento cristão entre os séculos XI e XIV e teve como principais nomes São Tomás de Aquino e Santo Anselmo da Cantuária. Sobre filosofia Patrística e Escolástica assinale a proposição correta.

A questão central da filosofia Patrística era os problemas relacionados aos dogmas da igreja, ao passo que a Escolástica se preocupação com a implantação das escolas.

A questão central da Escolástica e da Patrística era defender a filosofia das acusações da teologia.

A questão central da Escolástica era a mesma da Patrística: compreender racionalmente o que dizia a fé.

Filosofia Patrística e a Escolástica nasceram juntas, porém, elas são contraditória, a Patrística é responsável pela formação dos padres da igreja e a Escolástica em abrir as escolas.

Respostas

respondido por: felixsabrina
2

Resposta:

A certa é a última.

Explicação:

Sendo assim, a Patrística focou na disseminação dos dogmas associados ao Cristianismo, por exemplo, defendendo a religião cristã e refutando o paganismo. Já a Escolástica, através do racionalismo, tentou explicar a existência de Deus, do céu e do inferno, bem como as relações entre o homem, a razão e a fé.

Perguntas similares