3- A principal causa da independência da América espanhola foi a expansão do Império Napoleônico que ocupou a Espanha e destituiu o rei Fernando VII. Esse fato desagradou tanto aos colonos quanto aos espanhóis pois, isso fez com que os colonos tivessem uma ruptura do contato direto da Espanha com a colônia e, os colonos não aceitavam o vazio criado pela detenção dos reis espanhóis na França. A classe social que vai liderar os movimentos de independência da América espanhola foi a dos: a- Mestiços b- Criollos c- Chapetones
Respostas
Resposta:
b)
Explicação:
processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período, observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias. O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais.
processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período, observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias. O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais.Sem dúvida, a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no conjunto de ideias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol. Por estarem politicamente excluídos, enxergavam no iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali representado pelos chapetones.