a. A Revolução Federalista foi um movimento monarquista iniciado em 1893, em Santa Catarina, que se contrapunha à República, defendendo o retorno de Dom Pedro II ao poder. b. A Revolução Federalista foi um movimento político iniciado em 1893, em oposição ao autoritarismo do Presidente Floriano Peixoto. A Revolução inicia no Rio Grande do Sul, mas logo atinge aos demais Estados do Sul. c. A Revolução Federalista, em Santa Catarina, foi marcada por uma série de conflitos entre os republicanos que apoiavam Floriano Peixoto e os federalistas. d. Os conflitos entre federalistas e florianistas cessam no Estado quando as tropas de Moreira Cesar ocupam a cidade de Desterro e passam à repressão e punição dos federalistas. e. A vitória dos republicanos sobre os federalistas é marcada pela mudança do nome da capital, Desterro, para Florianópolis, em homenagem a Floriano Peixoto.
Respostas
Resposta:O governo de Floriano Peixoto foi o segundo governo do Brasil durante o período republicano, estendendo-se de 1891 a 1894, logo depois da renúncia de Deodoro da Fonseca da presidência. Os anos de governo de Floriano Peixoto ficaram marcados pelos acontecimentos relacionados à Revolta da Armada e à Revolução Federalista.
A repressão a esses dois movimentos de rebelião contra o governo deu para Floriano a alcunha de “marechal de ferro”. Além disso, o nome do presidente foi utilizado para homenagear a atual cidade de Florianópolis. O fim de seu governo deu-se com a transmissão do poder para Prudente de Morais, o primeiro presidente civil da história do Brasil.
Resposta:
A) A Revolução Federalista foi um movimento monarquista iniciado em 1893, em Santa Catarina, que se contrapunha à República, defendendo o retorno de Dom Pedro II ao poder.
Explicação: