• Matéria: Geografia
  • Autor: liraalicelira1201
  • Perguntado 6 anos atrás

A Guerra Fiscal é um fenômeno relativamente recente na história econômica brasileira e está intrinsecamente relacionada à Nova DIT. Explique essa relação, conceituando Guerra Fiscal e descrevendo a lógica da Nova Divisão Internacional do Trabalho.

Respostas

respondido por: kikolokogo23
217

Guerra fiscal é a disputa entre cidades a estados, para ver quem oferece melhores incentivos para que as empresas se instalem em seus territórios. Podemos citar um exemplo muito conhecido que é o da montadora Ford, que após uma acirrada disputada entre os estados da Bahia e do Rio Grande do Sul, para ver quem oferecia maiores vantagens fiscais, a empresa decidiu se instalar na Bahia.

♡Espero ter ajudado!!!♡

♡♡


isabelaKarollyne: hay lorena
xauCabrito: Trai au aryu?
xauCabrito: rai*
guilhermesilvacardos: Kaowhehoqosj2qosueu
respondido por: Danas
15

A guerra fiscal surge da competição entre as regiões para atrair empresas e industrias para o seu território.

A China e outros países dos tigres asiáticos se sobressaem oferecendo espaço, mão-de-obra e matéria-prima a um custo fiscal baixo, cobrando menos impostos do que outros países.

Nos EUA essa guerra é bem mais forte e no Brasil está apenas começando.

Por exemplo, o estado de Pernambuco cobra um ICMS bem mais baixo que o Paraíba consequentemente as empresas preferem se instalar no Pernambuco.

O Brasil de modo geral é pouco atrativo para empresas internacionais, os impostos são altos, a insegurança jurídica é grande e existem outros riscos envolvidos que juntos produzem o "custo Brasil".

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/2176877

Anexos:
Perguntas similares