Estamos vivendo algo nunca visto na história do mercado de trabalho: várias gerações atuando juntas, dividindo tarefas, responsabilidades e, também, opiniões. Diante dessa realidade, saber lidar e tirar proveito do que vem sendo chamado de conflito de gerações no ambiente de trabalho é uma das tarefas de um bom líder, já que essa nova realidade tende a permanecer daqui para frente devido a diversos fatores, como veremos a seguir. Nesse cenário de perfis comportamentais tão distintos, é preciso ter muito “jogo de cintura” e empatia para liderar, treinar e desenvolver essas pessoas para que elas possam fazer parte de um mesmo time e, assim, garantir as melhores entregas para a organização.
Respostas
É notório que a presença de pessoas de diferentes gerações no ambiente organizacional pode impactar de várias formas dentro das organizações. Dentre tantos aspectos relevantes, podemos destacar: duas ações que podem reduzir o distanciamento das gerações e eliminar problemas relacionados à percepção sobre a atuação de cada colaborador.
A primeira ação que podemos sugerir é a implementação de uma ferramenta da Gestão do Conhecimento. Na prática, significa que todas as pessoas, independentemente da idade, podem gerar conhecimentos para a organização em que atuam. Como exemplo de ferramenta da Gestão do Conhecimento, podemos citar: Brainstorming ou Tempestade de Ideias.
Por fim, podemos indicar a realização de treinamentos com o objetivo de equilibrar as habilidades e competências nos colaboradores com uma boa margem de diferença no quesito idade.
Dessa forma, a organização passa a ter mão-de-obra cada vez mais qualificada e focada no alcance das metas e objetivos definidos dentro do Planejamento Estratégico.
Segue o restante da pergunta:
(...)
Nesse contexto e tendo como parâmetro os estudos sobre os problemas na percepção, elabore um texto dissertativo apresentando algumas ações que possam reduzir o distanciamento das gerações nas empresas e assim evitar os problemas da distorção perceptiva.
Lute pela realização dos seus sonhos!