O movimento revolucionário que produziu, pela primeira vez na história latino-americana, a quebra da unidade do capitalismo no continente foi:
a) a revolução boliviana liderada pelo ativista político Carlos Montenegro, um dos fundadores do Movimento Nacional Revolucionário (MNR).
b) a revolução cubana de 1959 que, inicialmente, combatia o imperialismo norte-americano e a ditadura de Fulgêncio Batista.
c) a Frente Farabundo Martí de 1930, que promoveu um levante de 30 miI camponeses e, após derrotar o Exército assumiu o governo em EI Salvador
Respostas
Resposta:
letra B
Explicação:
revolucao cubana de 1930
O capitalismo na América Latina encontrou sua primeira quebra de unidade na: alternativa b) a revolução cubana de 1959 que, inicialmente, combatia o imperialismo norte-americano e a ditadura de Fulgêncio Batista.
A revolução cubana de 1959 tinha como objetivo livrar o país do controle econômico exercido pelos EUA e da ditadura instaurada pelos mesmos. Foi realizada por uma guerrilha armada formada no interior do país e liderada por Fidel Castro e Ernesto "Che" Guevara.
Foi a primeira revolução socialista bem sucedida nas américas, e culminou no rompimento de alianças econômicas entre Cuba e os EUA por conta das desavenças entre ideologias políticas e econômicas, o que possibilitou na aproximação de relações entre o governo de Cuba e da União Soviética.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/18173056