• Matéria: Psicologia
  • Autor: polianaapsouza
  • Perguntado 6 anos atrás

o surgimento da antropologia foi marcado pelo estudo das sociedades ditas primitivas , ou seja estudava se sociedades distantes do pesquisador. atualmente a antropologia pesquisa realidades muito proximas a realidade diaria do antropologo, como torcidas de futebol,e ate mesmo o cotidiano de cientistas . como explicar esse leque diverso de atuação do antropologo?

Respostas

respondido por: alicefreitas23
0

Resposta:

Desde sempre a questão da diversidade e do contato cultural esteve presente na humanidade e, agora, coloca-se de modo intenso nas sociedades modernas. O que é novo é o questionamento das formas constituídas de explicação, cujas premissas teóricas parecem estar superadas como possibilidade de compreensão desse novo momento e dessa nova realidade. A questão assim colocada faz emergir um intenso debate em torno da produção do conhecimento, de seu alcance e seus limites, de modo a questionar as formas constituídas de saber e os campos disciplinares construídos na modernidade. No contexto desse debate, a análise das relações existentes entre Antropologia, Estudos Culturais e Educação, apresenta-se como desafio teórico da modernidade e como uma necessidade diante dos princípios e das práticas presentes na articulação entre o campo científico e o processo educativo na sociedade moderna.

respondido por: sabrina8180
0

Resposta:

O conceito de etnocentrismo, surge como a valorizaçãode uma cultura acima de outras,ou seja, quando os indivíduos de determinados grupos afirmam serem melhores que outros por algum aspecto, podendo ser socialmente, ou etnicamente.

a questão chave da antropologia é a busca por melhores condições de analisar as linguagens, códigos, crenças, valores de um grupo, compartilhando com as demais ciências humanas, como a sociologia, história etc, dados pertinentes para fundamentar a pesquisa de trabalhos futuros.

Perguntas similares