A China no século XVI era um grande império, com vasto território e grande força militar, que impressionou os portugueses em 1513. Diante disso, as relações entre chineses e portugueses foram (A) diplomáticas, visto que os portugueses se estabeleceram em Macau, com a autorização do imperador chinês. (B) prósperas, uma vez que os chineses tinham muito interesse nos produtos portugueses. (C) violentas, pois, assim como na Índia, os portugueses atacaram a China para estabelecer feitorias. (D) nulas, pois os chineses não se interessaram pelos produtos portugueses e se recusaram a manter comércio com Portugal.
Respostas
Olá! (:
Resposta correta: Letra A
→ Os portugueses e os chineses possuiram uma relação diplomáticas em 1979.
Espero ter ajudado!❤
Resposta:
A história de Macau tem pelo menos 600 anos. Ela é muito rica e diversificada porque Macau, desde a chegada dos portugueses no século XVI, foi sempre uma importante porta de acesso para a entrada da civilização ocidental na China, contactando com a civilização chinesa, e vice-versa. Este pequeno território proporcionou uma importante plataforma para o intercâmbio de culturas ocidentais e orientais, que moldou uma identidade própria para Macau.
Macau já era povoada por pescadores e camponeses chineses quando os portugueses estabeleceram-se em 1557 nesta localidade. Eles, ocupando gradualmente[nota 1] Macau, rapidamente trouxeram prosperidade a este pequeno pedaço de terra que se localiza junto à foz do Rio das Pérolas, tornando-a numa grande cidade comercial. Macau é considerado o primeiro entreposto europeu em solo chinês e tinha um grande valor, principalmente ao nível comercial e estratégico, para os portugueses porque era um importante intermediário no comércio entre a China, a Europa e o Japão.