4- Leia o texto abaixo.
“Cada país temia que sua existência e seu futuro estivessem ameaçados pelos outros. O verdadeiro ‘culpado’ se encontra nessa atmosfera de insegurança coletiva que pesa sobre a Europa no decênio que vai de 1905 a 1915. (...) assim, a guerra poderia ser evitada?
Somente uma ação política decisiva, capaz de restaurar a confiança nas relações internacionais e desfazer o clima de desconfiança, poderia detê-la. Mas ninguém caminhava nessa direção.
O reforço das ideologias nacionalistas, que as classes dominantes burguesas tinham conseguido implantar em largos setores da classe média, não contribuiu para acalmar os ânimos. Ele acabou degenerando sob a forma de chauvinismo [fanatismo], de racismo, de agressividade imperialista”.
(Fonte: ISNENGHI, Mario. História da Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Ática. 19995. pp.13-14)
Leia as afirmativas abaixo.
I- O autor do texto defende o racismo e a agressividade imperialista surgidos no pós-guerra.
II- Segundo o autor, o verdadeiro culpado da Guerra foi o clima de insegurança entre os países da Europa, desde o início do século XX.
III- A guerra foi o resultado do aumento do fanatismo político, do racismo e dos interesses imperialistas dos países envolvidos nas Alianças.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A
I e III
B
I e II.
C
II e III.
D
I, II e III.
Respostas
respondido por:
2
Resposta certa: letra A
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás