Respostas
Resposta:
As máscaras são um recurso usado por muitas pessoas para a proteção das vias respiratórias. Essas máscaras podem ser de diferentes tipos e podem garantir proteção, por exemplo, contra poeira, fumaça e, até mesmo, micro-organismos. Além disso, elas podem impedir a disseminação dos agentes causadores de uma doença pelo próprio doente. Vale salientar, no entanto, que cada máscara apresenta uma propriedade distinta e deve ser escolhida de acordo com a situação enfrentada.
O uso de máscara como proteção das vias respiratórias ganhou destaque na atualidade em virtude da pandemia de COVID-19. Muitas pessoas passaram a questionar se as máscaras seriam ou não eficientes na proteção contra a doença e quem deveria utilizá-las. A Organização Mundial de Saúde recomenda que o uso seja feito por profissionais da saúde e doentes, mas o uso de máscara foi adotado como forma de prevenção por muitas pessoas.
Existem diferentes tipos de máscara para garantir a proteção das vias respiratórias. Algumas conseguem garantir a proteção contra alguns agentes químicos, enquanto outras são capazes de proteger também contra alguns agentes biológicos causadores de doenças. Apesar de muitas pessoas pensarem que a utilização de máscara é restrita a profissionais da saúde, outros grupos podem e devem fazer uso desses equipamentos. Profissionais que trabalham na área industrial, por exemplo, devem fazer uso de máscaras específicas para garantir, por exemplo, proteção contra alguns gases e vapores que podem surgir durante as atividades realizadas na indústria.
No que diz respeito à área da saúde, as máscaras são importantes para garantir, principalmente, a proteção dos trabalhadores que estão sujeitos ao contato com agentes etiológicos eliminados pelo doente pela fala, espirro ou tosse e também para evitar que o indivíduo doente disperse esses agentes.
Explicação:
Espero ter ajudado!