1Do que é composto a membrana plasmática das células?
2) Do que é composto o capsídeo dos vírus?
3) Qual a função das glicoproteínas de membrana?
4) Alguns vírus possuem outra estrutura chamada de envelope. Qual a origem do envelope? Qual a composição
do envelope? E para que serve o envelope viral?
5) Explique o que quer dizer especificidade do vírus ou tropismo viral.
6) O que é o ACE – 2 encontrado nas células do trato respiratório?
7) Porque o vírus Sars-Cov-2 consegue infectar as células do trato respiratório?
Respostas
Resposta:
1)A membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica, na qual estão inseridas proteínas. As proteínas da membrana podem ser classificadas como integrais e periféricas.
2)Possuem basicamente apenas um ácido nucleico, DNA ou RNA, envolvidos por uma capa proteica (capsídeo) e em alguns casos de vírus possuem um envoltório lipoproteico denominado envelope.
3)As glicoproteínas são encontradas na superfície da bicamada lipídica das membranas celulares. Sua natureza hidrofílica permite que funcionem no ambiente aquoso, onde atuam no reconhecimento e ligação da célula à outras moléculas celulares.
4)
A)Nem todos os vírus têm envelope. O envelope geralmente é derivado de partes da membrana (fosfolipídios e proteínas) da célula hospedeira, inclui, também, algumas glicoproteínas virais, que ajudam o vírus a evitar o sistema imunológico do hospedeiro.
B)Eles são constituídos de proteínas e ácidos nucleicos. O envelope viral é chamado de capsídeo e é constituído de proteínas. Esse envelope envolve o material genético do vírus.
C)O envelope viral é a camada mais externa de diversos tipos de vírus. Ela protege o material genético durante o seu ciclo vital, enquanto está transitando entre células hospedeiras. Nem todos os vírus têm envelope.
5)Especificidade viral é definida como a capacidade de infecção parasitária de um vírus com relação à diversidade de suas células-alvo. O vírus HIV apresenta especificidade com relação aos leucócitos, já o vírus da raiva é específico quanto à infecção de neurônios de mamíferos de forma geral.
6)A ACE2 é uma proteína transmembrana expressa na superfície de diversas células do corpo, como o epitélio do sistema respiratório.
7) o Sars-CoV-2 se aproveita de um receptor específico chamado ACE2 (enzima conversora da angiotensina-2). Essa proteína aparece em diversas partes do corpo, como pulmões, coração, rins e intestino, e sua principal função é reduzir a pressão arterial.
espero ter ajudado <3
Resposta:
1. Questão - É formada por uma bicamada lipídica, na qual estão inseridas proteínas. As proteínas da membrana podem ser classificadas como integrais e periféricas.
2. Questão - Formado por proteínas e que protege e facilita sua proliferação, e além de proteger o ácido nucléico (DNA ou RNA e, em alguns casos raros, os dois tipos juntos), tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície celular.
3. Questão - Uma vez que a glicoproteína estiver completa, ela pode desempenhar sua função. Um subconjunto de glicoproteínas se projeta da parede celular e atua como receptores para outras moléculas. Eles também podem ajudar a unir as células para formar um tecido forte, como a cartilagem.
4. Questão - O vírus obtém as moléculas lipídicas da membrana celular durante o processo de brotamento viral. No entanto, o vírus substitui as proteínas da membrana celular por suas próprias proteínas, criando uma estrutura híbrida de lipídios derivados das células hospedeira e proteínas derivadas de vírus. O envelope é composto de duas camadas lipídicas intercaladas com moléculas de proteína (bicamada de lipoproteínas) e pode conter material da membrana de uma célula hospedeira da qual o vírus saiu. O vírus obtém as moléculas lipídicas da membrana celular durante o processo de brotamento viral. O envelope vital serve para proteger o material genético durante o seu ciclo vital, enquanto está transitando entre células hospedeiras. Nem todos os vírus têm envelope.
5. Questão - Um tipo de vírus ataca apenas determinados tipos de células, por que o vírus só consegue infectar a célula que tiver em sua membrana substâncias às quais ele possa se ligar. Por exemplo: o vírus da poliomielite infecta apenas células nervosas, intestinais e da mucosa da garganta.
6. Questão - é tudo uma enzima componente do sistema renina angiotensina aldosterona. É responsável pela conversão da angiotensina II em angiotensina 1-7.
7. Questão - Estudos têm apontado que o Sars-CoV-2 se aproveita de um receptor específico chamado ACE2 (enzima conversora da angiotensina-2). Essa proteína aparece em diversas partes do corpo, como pulmões, coração, rins e intestino, e sua principal função é reduzir a pressão arterial.
Explicação:
Att: Izaias Bernardo.