a) Em quais parágrafos se formula claramente "um mistério"? b) Em qual parágrafo ocorre a solução desse mistério? Explique. c) Revelado o mistério, pode-se perceber, retrospectivamente, que o narrador distribuiu alguns indícios que possibilitavam ao leitor formular uma previsão. Indique pelo menos dois desses indícios.
Respostas
oi bom dia eu gostaria de saber o q faz nesse aplicativo q a minha irma temExplicação:
Resposta:
a) O mistério se formula claramente entre os parágrafos 32 e 36, pela voz da Sra. Maramballe. Ela afirma não compreender por que Alexandre renunciou à vida pessoal, dedicando-se ao serviço do ex-capitão, que o maltratava.
b) Pode-se considerar que a revelação já ocorre no parágrafo 51, quando Alexandre confessa, constrangido, que a causa de sua dedicação era a Sra. Maramballe e não o capitão. Mas nesse parágrafo a confissão do amor ainda está implícita. A revelação plena só ocorre no parágrafo 59.
c) Pode-se indicar as seguintes passagens como indícios:
– No parágrafo 17, a “espécie de familiaridade” existente entre o criado e a Sra. Maramballe; essa familiaridade é reiterada no parágrafo 18, quando o narrador afirma que ele tratava das questões domésticas como se faz “entre iguais”.
– No parágrafo 36, a informação de que Alexandre permaneceu sempre solteiro, não constituindo família.
– No parágrafo 38, o embaraço de Alexandre diante do questionamento da Sra. Maramballe. Ele chega a mostrar certo nervosismo, puxando a barba como se quisesse arrancá-la.
– Entre os parágrafos 44 e 47, o mesmo embaraço e a frase “Quando eu me apego, me apego e está terminado”.
– No parágrafo 50, o embaraço de Alexandre, que vinha aumentando com as perguntas insistentes da Sra. Maramballe, chega ao seu ponto máximo e o narrador diz que ele está visivelmente perdido.
Explicação:
plurall