Uma de ações rotineiras e a outra de ações inovadoras. Selecione algumas ações supervisoras entre as que foram discutidas na disciplina e coloque-as na coluna adequada. Não basta apenas colocar o nome da ação, é preciso escrever um pouco sobre ela, deixando claro porque foi classificada como rotina ou como inovação. Portanto, classifique o que são ações rotineiras e ações inovadoras.
Respostas
Resposta:
cadê os nomes das ações?
Resposta:
Ação supervisora voltada para o Ensino Primário – no primeiro momento de sua história, a supervisão escolar era voltada unicamente para o Ensino Primário. Possuía a competência de inspeção, sendo encarregada de fiscalizar o prédio escolar e a frequência de alunos e professores.
ção supervisora industrial – trazendo referências da primeira fase da Revolução Industrial, esse
segundo momento s urge com o crescimento da população, que indica a necessidade de mais
professores. As escolas tornam-se instituições complexas e hierarquizadas, assemelhando-se às
empresas. Em decorrência diss o, a supervisão realizada no trabalho da indústria e do comércio
estendeu-se para outros segmentos da sociedade, chegando ao âmbito da educação escolar.
Ação supervisora industrial – trazendo referências da primeira fase da Revolução industrial, esse segundo momento s urge com o crescimento da população, que indica a necessidade de mais professores. As escolas tornam-se instituições complexas e hierarquizadas, assemelhando-se às empresas. Em decorrência disso, a supervisão realizada no trabalho da indústria e do comércio estendeu-se para outros segmentos da sociedade, chegando ao âmbito da educação escolar.
Ação supervisora como forma de treinamento e orientação – nesse momento, a supervisão sofre a
influência das teorias administrativas e organizacionais, o que marca uma importante etapa na história
da supervisão escolar no Brasil. Surgem novas literaturas que ainda hoje são utilizadas pelos
supervisores quando se referem ao desenvolvimento de suas ações. O supervisor s olidifica o vínculo
com o poder administrativo das escolas. Agora, além de assegurar o s ucesso das atividades docentes de
seus colegas – professores regentes de classe –, o profissional deve também “controlar” suas atividades.
Ação supervisora como forma de treinamento e orientação – nesse momento, a supervisão sofre a influência das teorias administrativas e organizacionais, o que marca uma importante etapa na história da supervisão escolar no Brasil. Surgem novas literaturas que ainda hoje são utilizadas pelos supervisores quando se referem ao desenvolvimento de suas ações. O supervisor solidifica o vínculo com o poder administrativo das escolas. Agora, além de assegurar o sucesso das atividades docentes de seus colegas – professores regentes de classe –, o profissional deve também “controlar” suas atividades.
Explicação: