Ontem, uma segunda-feira, já ia subir o morro, depois da aula, quando encontro Maria Laura. Decidi mudar de ideia e fazer uma coisa. Perguntei se ela queria passear comigo na pracinha que existe lá embaixo.
- Vamos esperar o pôr-do-sol - eu propus.
- Vai demorar - ela disse.
- A gente espera, fica conversando. Aposto que você não tem nada para fazer.
E não tinha mesmo, porque topou. Um banco estava vazio, perto de uma árvore. Foi lá que a gente ficou.
(...)
Já que era assim, tomei coragem e segurei a mão dela. Fiquei sem saber se ela ia tirar. Não tirou. O céu foi começando a mudar de cor. Alguma coisa vermelha ia mudando o azul.
- Olha, começou - eu falei, apontando para o céu.
Ela olhou. Ficamos olhando juntos. O sol se afastando e pintando o céu.
- Maria Laura...
Ela olhou para mim e eu a puxei para perto. Ela veio. Pus meus lábios sobre os dela. Maria Laura tem a boca quentinha e macia.
Foi rápido, mas foi um beijo. Ela pôs a cabeça no meu ombro, continuamos de mãos dadas. Olhando o céu. Antes que anoitecesse, ela chamou para a gente subir.
Ela entrou e em casa sem voltar. Acho que estava atrasada. Continuei minha subida, sem pressa nenhuma. Esperando pela primeira estrela.
(Albergaria, Lino de. Caderno de Segredos. São Paulo, Saraiva: 1996. p.p. 49, 50 e 52. Fragmento adaptado.)
1- Esse texto possui características de *
1 ponto
A) resumo
B) diário pessoal
C) blog
D) poesia
Respostas
Resposta: b) Diário pessoal.
Explicação: É so você ler a nota de roda pé, que fica embaixo do texto. Lá está escrito "CADERNO DE SEGREDOS", que pode ser considerado como um diário. Sem contar da forma como foi a narrativa, escrita na primeira pessoa, ou seja, alguem descreveu sobre algo. Espero ter ajudado!
O diário de José Carlos,é um prêmio dado por sua professora por seu empenho escolar. José, fã de carteirinha do Romário jogador de futebol faz de tudo por seu ídolo.
Ele é um poeta muito talentoso e romântico.Loucamente apaixonado por Maria Laura, uma menina que como ele mora no morro, muito bonita aliás com seus cabelos loiros e olhos esverdeados (que o deixavam louco) além de sua graciosidade meiguice e carisma.Maria Laura sonhava em sair do morro e brilhar nas telinhas.
José Carlos era um menino pobre e morava em uma favela e se honrava muito disso. Só não gostava de ser chamado de favelado pois, achava uma humilhação e uma falta de respeito .
José Carlos trabalha nos domingos em um clube da cidade muito bonito e bem frequentado. Ele cuida de vagas e lava os carros. Sempre que podia dava uma olhada na piscina azul claro que refletia o sol e fazia os olhos de José Carlos brilharem.
José tinha dois amigos mais próximos Marílton e Petrônio.Marílton um menino apaixonado pelo futebol e muito talentoso lutava com muita garra e determinação para superar barreiras e realizar o seu sonho.Já muito invejoso e pessimista não dava a mínima para o sonho e o sucesso do amigo.
A paixão de José pelo ídolo Romário acabou dando-lhe a maior força para conquistar um dos seus sonhos ganhar o coração de Maria Laura.Os dois se apaixonaram,tiveram de superar briguinhas imaturas,mas em relação ao namoro tudo deu certo.
José Carlos transformou muitos dos seus poemas em samba e está conseguindo alcançar o reconhecimento.O que ele merece e muito.
Petrônio vive um dilema complicado em casa, o pai,Generoso é um alcoólatra agressivo e descontrolado. Ele achou uma moça a qual gostou e resolveram morar juntos.Só que no final da história Petrônio gostou da nova madrasta e resolveu ter um caso com a moça.O seu pai acabou descobrindo a história e agredindo fisicamente Dodora , Petrônio acabou fugindo e indo morar com sua mãe.
José Carlos continuou o seu romance com Maria Laura fazendo "sucesso" com seus sambas e om seu ídolo Romário.
Essa é a descrição sobre o "Caderno dos segredos".