Respostas
Resposta:
O território venezuelano foi um dos primeiros habitados pelo homem na América do Sul, possivelmente há cerca de 15 mil anos. No entanto, não há registros de que as terras que hoje pertencem à Venezuela tenham sido palco de uma grande civilização pré-colombiana, como ocorreu em outros países andinos e da América Central. Antes da chegada dos europeus no século XVI, a região era habitada, em sua maior parte, por tribos que viviam do extrativismo, da caça e da pesca e que não possuíam uma organização social complexa. Os indígenas venezuelanos se concentravam em maior número no litoral marítimo e nas margens dos principais afluentes do Orinoco. No primeiro milênio da era cristã, o litoral do mar do Caribe foi povoado por pacíficos índios aruaques, progressivamente deslocados pelos ferozes caraíbas. Tribos nômades viviam nos llanos, no sistema Parima e na Amazônia.
Explicação:
espero que tenha ajudado
Resposta:
Com o caos econômico e social provocado pelo bolivarianismo de Maduro a fronteira do Brasil com a Venezuela, e da Colômbia com a Venezuela viraram caminho para o exílio de perseguidos políticos pelo regime e de populações em busca de comida, abrigo e segurança.
Os regimes que se denominaram Bolivarianos no final do século XX e início do século XXI foram regimes que chegaram ao poder pela via democrática, por eleições diretas na Venezuela, no Equador e na Bolívia.
Mas, na linha do tempo foram produzindo alterações constitucionais e se irradiando na influência nos parlamentos e no judiciário até formar em alguns países uma ‘hegemonia bolivariana’, com cerceamento das liberdades democráticas, descontrole nas contas públicas, inflação, e censura à imprensa.