Sobre o período Vargas escreva resumidamente Sobre:
• Aliança Nacional Libertadora.
• Plano Cohen.
• A Revolta Comunista.
• A censura e a repressão no Estado Novo.
Respostas
A Aliança Nacional Libertadora foi uma frente de esquerda composta por setores de diversas organizações de caráter anti-imperialista, antifascista e antiintegralista. A organização contou com o apoio do Partido Comunista Brasileiro.
O Plano Cohen foi uma conspiração elaborada por militares brasileiros com a intenção de simular uma revolução judaico-comunista no Brasil.
Intentona Comunista, também conhecida como Revolta Vermelha de 35,[1] Revolta Comunista de 35,[2][3] Levante Comunista[4] foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas realizado em 27 de novembro de 1935 por militares, em nome da Aliança Nacional Libertadora, com apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB), na época denominado como Partido Comunista do Brasil, e do Comintern.
Durante o Estado Novo (1937-1945), Getúlio Vargas implantou ideias fascistas em seu governo. Entre as medidas desenvolveu um sistema de controle político sobre a propaganda e a imprensa do Brasil. A instituição foi chamada de Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em dezembro de 1939. O objetivo do departamento era censurar principalmente os opositores ao seu governo e promover propagandas favoráveis à sua imagem como presidente, com o propósito de manter o Estado estável.
A censura instalou-se também no cinema e teatro, os filmes e peças teatrais deveriam ser autorizadas pelo DIP; caso fossem censuradas o departamento publicaria os mesmos no Diário Oficial. Dessa forma, a população estava sendo informada dos filmes e peças teatrais censuradas, mas caso assistissem poderiam ser punidas.
hehe