Respostas
Resposta:
na minha opinião, o racismo é um fator de extrema dificuldade e demora para "acabar", pois como todos sabemos, desde a abolição da escravidão em 1888, o racismo se mantem presente ate os dias atuais, nao de forma explícita, e sim de forma sutil, como o racismo estrutural por exemplo, ou seja, a mais de 1 século, nao tivemos o fim desse preconceito na sociedade.
Mas talvez uma atitude primordial que deve ser adotada Principalmente por brancos para extinguir cada vez mais o racismo, seria o fato de reconhecer seus privilégios, tais como: você sendo branco, está disputando uma vaga de emprego com um candidato preto*, os dois falam fluentemente inglês, possuem experiência na área, e diversas qualidades a mais, porém MUITA das vezes, quem será o escolhido para o cargo será o branco! (isso se relaciona também com a divisão social do trabalho por etnia e cor); a maior parte dos cargos importantes sao preenchidos por brancos, sendo a maior parte da população brasileira preta; Se o meu filho estudar em uma escola particular, não preciso me preocupar se ele vai ser discriminado por ser o único branco da turma; muitas das vezes voce se depara com situações a qual uma pessoa branca troca de calçada ou aperta o passo quando avista uma pessoa preta caminhando na mesma direção.
Enfim, sao muitos os privilégios por apenas nascer branco, cabe a nós (brancos), a obrigação de reconhece-los para amenizar essa divida história!
*
origem da palavra “negro”, dizendo que vem de nigro – do grego, inimigo – e, por isso, o certo seria falar “preto”. Na verdade, há discordância sobre a origem, posto que alguns historiadores acreditam que o termo tenha vindo do latim nigrum ou ainda necro, referente à morteEm termos gerais, o músico ganês Nabby diz que “negro” é uma palavra negativa, e o certo é usar “preto”.