Respostas
Resposta:
O movimento modernista no Brasil ocorreu em três períodos que vão de 1922 a 1945. O Modernismo foi o reflexo da história política e social do País. É a partir da Semana de Arte Moderna que o Modernismo toma consistência no Brasil
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
Modernismo: O Modernismo foi um dos movimentos artísticos que surgiram no decorrer da história da arte. Teve seu início no século XX e tinha como objetivo o rompimento do tradicionalismo (no Brasil, rompimento com o parnasianismo e simbolismo, o mesmo para a arte acadêmica), mas não de forma tão radical como no Dadaísmo ou Surrealismo, embora essas duas vertentes tenham influenciado o surgimento do Modernismo.
O Modernismo abrangia tanto a literatura como as artes plásticas. Por mais que os artistas literários modernos estivessem em maior peso, em questões de quantidade, o movimento se destacava nas artes plásticas.
Como surgiu o Modernismo no Brasil :
No Brasil o movimento Modernista possui um marco muito conhecido que é a Semana da Arte Moderna, que aconteceu em 1922, cidade de São Paulo. A comemoração se deu por dois motivos, o primeiro era pelo Centenário da Independência e o segundo foi por que o movimento modernista, isto inclui, os artistas modernistas, já esperavam à muito uma forma de mostrar a sua arte, que já existia há um tempo antes do evento. As primeiras precipitações modernistas no Brasil datam 1913 com obras do pintor Lasar Segall e também Anita Malfatti, que em 1917, recém-chegada da Europa - mais especificamente da Itália e França, onde se reuniu com um dos progenitores do movimento Futurista -, causou grande alarde com a exposição dos seus quadros.
O período entre 1902-1922 é o que chamamos de Pré-Modernismo, ele já existia mas ainda não era "mainstream". Neste período destacam-se os nomes Lima Barreto, Augusto dos Anjos, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha; no pré-Modernismo ainda se nota grande influência de movimentos como o Realismo, Parnasianismo e Simbolismo
Espero ter ajudado você! : )