Respostas
Explicação:
Essa é uma pergunta que geralmente acompanha o estudo sobre a onisciência de Deus. Na verdade a questão sobre se Jesus era ou não onisciente já gerou muitos debates, inclusive levando alguns estudiosos a negarem a onisciência de Deus com base numa compreensão equivocada desse assunto.
Essa questão só pode ser estudada corretamente sob as verdades fundamentais das naturezas humana e divina de Cristo. Como homem, em Seu ministério terreno, Jesus adquiriu conhecimento, ou seja, cresceu em sabedoria (Lc 2:52), além de demonstrar desconhecimento em determinado momento (Mt 24:36). Entretanto, Ele também revelou um conhecimento sobrenatural em várias ocasiões (Mt 9:4; 12:25; Lc 5:22; 6:8; 11:17; Jo 16:30; 21:17).
A explicação para isso é que, em Sua natureza humana, Jesus conhece apenas aquilo que aprendeu, enquanto que em Sua natureza divina Ele é onisciente e possui o pleno e perfeito conhecimento de todas as coisas.
Por mais que isso pareça contraditório para nós na verdade não é, e apenas prova que a onisciência de Deus não pode ser medida por nossa compreensão humana.