É no citoplasma que as principais reações metabólicas celulares ocorrem. E é nessas reações que
substâncias úteis e inúteis são utilizadas e descartadas, respectivamente
A)exocitose processo das vesículas de secreção produzidas pelo retículo endoplasmático
B)ação do complexo golgiense para a secreção de substâncias úteis produzidas pela célula
C)secreção celular que atua na eliminação de substâncias que são resíduos do metabolismo D)endocitose processo pelo qual ocorre a participação do retículo endoplasmático e vesículas
E)utilização por meio do complexo golgiense de substâncias provenientes do meio extracelular
Respostas
Resposta:
O complexo golgiense é uma importante organela das células eucariontes e apresenta-se em maior quantidade naquelas especializadas no processo de secreção. É nessa organela que muitas substâncias produzidas no retículo endoplasmático, como proteínas, são modificadas, armazenadas e endereçadas.
→ Estrutura do complexo golgiense
O complexo golgiense consiste em uma pilha de cisternas (sacos membranosos achatados), que não se comunicam fisicamente entre si e que apresentam suas porções laterais dilatadas. Essa organela apresenta duas faces: um convexa e uma côncava.
A face convexa é chamada de cis, e a côncava é chamada de trans. A face cis é a região onde se fundem as vesículas originadas no retículo endoplasmático, e a face trans é o local onde surgem as vesículas que saem do complexo golgiense e que garantem a secreção das substâncias.
→ Secreção celular
O complexo golgiense é responsável pela secreção de substâncias produzidas no retículo endoplasmático e também por secretar as macromoléculas produzidas por ele próprio, como a pectina. As substâncias produzidas pelo retículo são levadas por meio de vesículas, que se fundem ao complexo golgiense na face cis da organela. Então, elas são transportadas pelo complexo até a face trans, onde serão liberadas.
Durante esse transporte da face cis até a trans, é comum que haja modificações nessas substâncias. Isso se deve ao fato de que nas cisternas do complexo golgiense são encontradas várias enzimas que participam de diferentes processos, como a glicosilação (adição de um carboidrato a uma molécula) e a hidrólise parcial de proteínas.
Observe os caminhos percorridos por uma substância até a sua secreção
Na face trans, brotam vesículas que levarão a substância ao local adequado. Para que isso ocorra, o complexo golgiense marca cada vesícula para que elas cheguem ao seu destino, o qual pode ser outras organelas, como os lisossomos e a membrana plasmática. No local onde a vesícula libera seu conteúdo, há “sítios de ancoramento” que permitem a identificação da vesícula correta. Assim, podemos dizer que, antes de liberar uma vesícula para a sua secreção, o complexo golgiense consegue identificar o local de atuação de cada uma, fazendo o endereçamento correto delas.
Letra B
Explicação:
Os processos em que as substâncias úteis e inúteis são utilizadas ou descartadas são a endocitose ( dividida em fagocitose e pinocitose ) e exocitose.
Pela figura a direção em que as vesículas estão é de dentro para fora, portanto é sim um processo de exocitose.
A → errada, o processo é exocitose, entretanto as vesículas de secreção NÃO são produzidas pelo retículo endoplasmático.
B → Correta. O complexo golgiense tem sua principal função designada de secretar substâncias úteis para todo o organismo.
C → errada. Secreção celular não é sinônimo de descarte. Exemplo disso, são as próprias substâncias produzidas no interior celular e secretadas para o meio extracelular, como algumas proteínas.
D → errada. Começa com endocitose, e a figura está claramente mostrando um processo de exocitose
E → errada. O complexo golgiense tem como uma das principais funções, armazenar substâncias vindas do retículo endoplasmático rugoso, modificá-las se necessário e principalmente secretá-las em suas vesículas.
Espero que eu tenha ajudado.
Bons estudos !!