Respostas
A. Maias
Milho, cacau, algodão, tomate, batata e frutas. Usavam técnicas de irrigação e mudavam constantemente seus locais de plantio.
A base econômica dos maias era a agricultura, principalmente do milho. Desenvolveram também atividades comerciais cuja classe dos comerciantes gozavam de grandes privilégios.
Astecas
Como todos os povos mesoamericanos, a sociedade asteca foi organizada em torno da agricultura do milho. Agricultura intensiva. As plantações, eram feijões, abóboras, pimentões e amaranto.
A economia dos astecas tinha como principal atividade a agricultura. Cultivavam, cacau, pimenta, tomate, abóbora, mandioca, feijão e batata.O comércio interno era intenso no Império Asteca. Havia comerciantes especializados em vários tipos de produtos.
Incas
As principais culturas vegetais eram as batatas (semilha), batatas doce (batatas), milho, pimentas, algodão, tomates, amendoim, mandioca, e um grão conhecido como quinua. O plantio era feito em terraços e já usavam a adiantada técnica das curvas de nível sendo os primeiros a usar o sistema de irrigação.
A agricultura era sua principal atividade econômica. A caça também tinha seu espaço dentro da economia dos incas.
B. Maias
Organizavam-se politicamente em cidades-estados que, juntamente com as aldeias, formavam unidades políticas independentes, cada qual com um grau de desenvolvimento próprio. Em cada estado a autoridade e o poder eram exercidos em nome de um deus.
Astecas
Baseada em uma forte tradição militarista, os astecas possuíam uma organização social vinculada pela posição política e econômica reservada a cada um dos seus membros. O Estado asteca era chefiado por um imperador que contava com o apoio de funcionários na administração das terras e construções do império.
Incas
A civilização inca tinha um governo monárquico e teocrático, onde a autoridade mais alta era 'o inca'.Os imperadores receberam uma origem divina e títulos como “Sapa inca”.
C. Maias
A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, notável por sua língua escrita (único sistema de escrita do novo mundo pré-colombiano que podia representar completamente o idioma falado no mesmo grau de eficiência que o idioma escrito no velho mundo), pela sua arte, arquitetura, matemática e sistemas
Astecas
Os astecas, eram politeístas, isto é, tinham a crença em vários deuses. A religião asteca teve como base culturas de povos mesoamericanos. O deus Quetzacoatl pode ser considerado um bom exemplo da influência de outras culturas para os Astecas. Esse deus era conhecido por Kukulkán pelos maias.
Incas
Os incas eram politeístas e acreditam em diversos deuses. Assim, os deuses eram ligados, principalmente, à elementos da natureza como o sol, a lua, o rio, a chuva etc. Em síntese, os incas realizavam rituais, oferendas e sacrifício humano.
D.
São semelhanças entre Incas, Maias e Astecas a sua base econômica (eram povos que tinham a prática da agricultura como elemento econômico central), o modelo religioso (que reconhecia nas forças da natureza os deuses) e a estruturação social (hierárquica, com claros papéis distintos entre líderes e camponeses).
São diferenças entre os Maias e os Astecas e Incas o fato dos Maias não terem constituído um Império, e sim apenas relações entre as suas Cidades-Estado e as regiões ocupadas por outros povos. Uma terceira diferença é o sistema de escrita: os Astecas e os Maias possuíam um, enquanto que os Incas não.