• Matéria: História
  • Autor: ECKrause
  • Perguntado 6 anos atrás

O atentado contra Carlos Lacerda em 1954 teve grande repercussão na política nacional. Explique porquê essa situação abalou o poder do governo Vargas:

Respostas

respondido por: angelamariaribeiro81
1

Resposta:

O atentado da rua Toneleiro foi uma ação v.iolenta, com viés político, que visou o assassinato do jornalista e político Carlos Lacerda, na madrugada do dia 5 de agosto de 1954, em frente à sua residência, no número 180 da rua Toneleiro em Copacabana, Rio de Janeiro, que culminou na morte do Major-aviador Rubens florentino Vaze no ferimento do guarda municipal Sálvio Romeiro. A crise q se segui ao episódio, em particular com os militares inconformados com morte de um dos seus, agravada pelos ataques violentos de Lacerda e seus seguidores ao presidente, sem que houvesse um moderador, agigantou a onda contrária à Getúlio Vargas. Diante dos pedidos de renúncia à presidência que começaram a se multiplicar, em 23 de agosto, o presidente reuniu-se com seus ministros no Palácio do catete, a fim de analisar o quadro político .

Explicação:

Ganhou importância histórica por se constituir o marco da derrocada do presidente da República Getúlio Vargas, levando o ao suicídio, dezenove dias depois.

Perguntas similares