Baruch Spinoza nasceu em Amsterdã em 1632, filho de imigrantes judeus de origem hispano-portuguesa. Por ser considerado um livre pensador e crítico do pensamento religioso da sua época, no dia 27 de julho de 1656, os anciãos judaicos de Amsterdã proferiram uma condenação a ele. Spinoza escreveu a sua principal obra, Ética, demonstrada segundo o método geométrico, publicada após a sua morte. Esta que revela sua concepção de sistema filosófico, bem como seu uso do método geométrico para demonstração das verdades que buscava. Considerando as ideias de Spinoza, leia as afirmativas abaixo: I. O Deus não é um Deus pessoal, religioso, mas um princípio metafísico. II. Spinoza era considerado um panteísta. III. Deus não está fora nem dentro do universo, ele é o próprio universo. IV. O livre-arbítrio existe, uma vez que Deus se identifica com a natureza universal, sendo assim, tudo o que há é necessário. A partir destas afirmativas, assinale a alternativa que conte
Respostas
letraB)lV
Explicação:
O livre-arbítrio existe,uma vez que Deus se identifica com a natureza universal,sendo assim,tudo o que há é necessário.
ESPERO TER AJUDADO♡.
Considerando as ideias de Spinoza, a alternativa que contenha a afirmativa INCORRETA é: IV. O livre-arbítrio existe, uma vez que Deus se identifica com a natureza universal, sendo assim, tudo o que há é necessário.
O entendimento de livre-arbítrio em Spinoza
Baruch Spinoza (1632 - 1656) foi um pensador holandês considerado como um racionalista religioso. Refez o entendimento de Deus dentro da religião, como um Ser transcendental e imanente, presente na harmonia da natureza e existindo em todas as coisas.
Seu entendimento de livre-arbítrio detinha a ideia de que não somos tão livres assim, pois somos condicionados pelo meio em que vivemos, pela maneira de ser e entender o mundo e ainda subordinados às escolhas alheias.
Bons estudos!
Saiba mais sobre Spinoza em: brainly.com.br/tarefa/31796759
#SPJ3