1) Em répteis, aves e mamíferos, paralelamente ao desenvolvimento dos tecidos embrionários, desenvolvem-se membranas celulares extraembrionárias, os anexos embrionários. Não faz parte dos anexos embrionários: a) O saco vitelínico b) O âmnio. c) O alantoide. d) O cório. e) A mórula. 2) Durante o desenvolvimento embrionário de répteis e aves, os excretas são armazenados dentro do ovo em uma estrutura denominada: a) vesícula vitelínica. b) alantóide. c) saco amniótico. d) cório e) câmara de ar. 3) Animais terrestres desenvolveram anexos embrionários que realizam várias funções. Aquele que protege o embrião contra o dessecamento é: a) o alantoide b) o âmnion c) a placenta d) o saco vitelino e) o córion 4) Quais são os critérios para classificar ovos ou zigotos?
Respostas
Respostas:
1- E, a mórula
2- B, alantóide
3- C, a placenta
4- Pode ser classificados utilizando a quantidade e a forma de distribuição de vitelo nessas células. (O vitelo é a substância nutritiva presente no ovo que ajuda no desenvolvimento inicial do embrião. O vitelo pode estar distribuído por todo o ovo, ou então concentrado em polos.)
1 - e) A mórula
Os anexos embrionários são encontrados durante o desenvolvimento embrionário de alguns animais vertebrados a partir dos folhetos germinativos.
Exemplos: o saco vitelínico, o âmnio, o alantoide e o cório.
2 - b) alantóide
Vesícula vitelínica - realiza a nutrição do embrião.
Saco amniótico - realiza a proteção do embrião contra choques mecânicos e dessecação através do líquido amniótico.
Cório - realiza trocas gasosas entre o embrião e o meio.
3 - b) o âmnion
O Âmnion tem como função realizar a proteção do embrião contra choques mecânicos e evitar a sua a desidratação.
4 - Os critérios utilizados para a classificação dos ovos ou zigotos são a quantidade e a forma de distribuição de vitelo, que refere-se a uma substancia presente no ovo, responsável pelo desenvolvimento do embrião.
Espero ter ajudado!