O mundo antigo termina aproximadamente, no século V da nossa era. A Idade Média se considera acabada no século XV. Nesse período, na história do pensamento filosófico, surgem problemas capitais sobre a filosofia e a totalidade do saber no plano do conhecimento. No tocante ao saber filosófico no âmbito da história, a chamada Idade Média continua predominando na totalidade do conhecimento humano, do saber racional. Mas a ideia central que polariza a singularidade da filosofia nesse período gira em torno:
0 pontos
a)da cosmologia.
b)do pensamento lógico e estético.
c)da revelação divina
d)da dimensão ontológica.
e)do valor científico.
Respostas
Resposta:
(c) da revelação divina
A Idade Média é um período de valorização do conhecimento fundamentado na Revelação Divina (C).
A Filosofia passou por uma mudança significativa na transição entre a Filosofia da Antiguidade e a Filosofia da Idade Média.
O homem se tornou o foco ligado à crença divina e a justificativa da fé cristã. Na Patrística e na Escolástica, os padres apostólicos são filósofos que tentam unir fé e razão.
Desse modo, o bojo da Filosofia Patrística gira em torno de relacionar a razão com a fé, evidenciando os princípios metafísicos e ontológicos que viriam das doutrinas platônicas, aristotélicas e neoplatônicas.
Sua preocupação vai de encontro com a tentativa de levar o homem a Deus pela Revelação e, também, pela racionalidade, função dada ao homem por Deus.
Link: brainly.com.br/tarefa/111627