2) Nos anos apontados abaixo, quais foram as razões para os boicotes aos Jogos Olímpicos? - 1956 - 1968 - 1972 - 1976 - 1980 - 1984 - 1988 - 2008 Preciso de ajuda hoje!
Respostas
Resposta:
1956-As Olimpíadas, realizada em Melbourne, foram afetados por inúmeros boicotes. Egito, Iraque e Líbano boicotaram em protesto da invasão israelense da Península do Sinai. Os Países Baixos, Espanha e Suíça que haviam participado dos Jogos Equestres em Estocolmo, boicotaram os Jogos em protesto contra a Invasão soviética da Hungria.
1968-Os Jogos Olímpicos de 1968, na Cidade do México, ficaram famosos pelos protestos inéditos contra o racismo protagonizados por atletas afro-americanos .
Lee Evans, em 1968, tentou organizar um boicote dos atletas afro-americanos aos Jogos Olímpicos do México, para protestar contra a opressão e o racismo dentro e fora de portas. Este protesto teve um dos seus momentos altos com a saudação de punho erguido e luva preta protagonizada por Tommy Smith e John Carlos, após terminarem a corrida dos 200 metros em primeiro e terceiro lugar, respectivamente.etas afro-americanos.
1972 – Os Jogos Olímpicos de 1972 realizados em Munique, na então Alemanha Ocidental deram início ao período negro dos Jogos. Onze atletas israelenses foram sequestrados e, finalmente, mortos por terroristas palestinos. Os terroristas exigiam a libertação de 234 palestinos em troca dos atletas
1976 – a polêmica aconteceu por causa da África do Sul, que ficou proibida de participar dos Jogos Olímpicos por 32 anos como sanção ao apartheid, regime de segregação racial em vigência na época no país. Em Montreal-1976, um grupo de 32 países, dos quais 24 eram africanos, decidiu não participar do evento em protesto ao fato da emblemática seleção de rugby da Nova Zelândia, os famosos All Blacks, ter feito uma excursão em território sul-africano. Os 32 países queriam que os neozelandeses fossem proibidos de participar dos Jogos Olímpicos de Montreal-1976 por terem furado o boicote à África do Sul, mas o COI não aceitou a exigência e eles optaram por ficar de fora da Olimpíada.
1980 – Os Jogos Olímpicos de Moscou-1980 foram os que sofreram com o maior entre todos os boicotes da história. Os Estados Unidos lideraram 62 países, todos capitalistas, que se recusaram a partcipar da Olimpíada em protesto à invasão do Afeganistão pela União Soviética, ocorrida em 1979. O presidente americano da época, Jimmy Carter, chegou a ameaçar cassar o passaporte de algum atleta do país que ousasse desafiar o boicote
1984 – Quatro anos depois, em Los Angeles-1984, foi a vez da União Soviética e o bloco socialista darem o troco. Ao todo, 14 países ficaram de fora dos Jogos, alegando falta de segurança para suas delegações nos Estados Unidos. Único país da cortina de ferro a não acompanhar o boicote foi a Romênia, que tinha uma certa independência política, e terminou em segundo lugar no quadro geral de medalhas.
1988 – Por fim, em Seul-1988, a Coreia do Norte quis sediar algumas provas da Olimpíada que aconteceria em seu homônimo capitalista. Mas a ideia dos socialistas foram recusadas pelos sul-coreanos e também pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Por isso, os norte-coreanos decidiram boicotar os Jogos em protesto e foram acompanhados por Cuba, Nicarágua, Etiópia, Madagascar e Ilhas Seychelles.
2008 -A China criticou os políticos que decidiram não assistir aos Jogos Olímpicos como forma de expressar sua rejeição à política do regime comunista, e assegurou que o evento esportivo não é um "show" político.
Explicação: