Respostas
Resposta:
A escravidão foi marcada pelas mais diferentes caracterizações ao longo do período colonial. No caso do tráfico negreiro, a utilização de escravos sempre foi vista como a mais viável alternativa pela necessidade contínua de mão de obra escrava e foi resultado direto da diminuição do número de escravos indígenas. Os africanos obtidos para escravidão eram prisioneiros de guerra revendidos ou eram capturados em emboscadas elaboradas pelos traficantes.
Explicação:
A escravidão era uma instituição presente em algumas civilizações. Desde a antiguidade remota que a escravidão era praticada no continente, assim como havia sido praticada na Grécia, em Roma, na Europa feudal (de forma residual) e no Oriente.
Mas a escravidão interna do continente africano era distinta do tráfico de escravos que passou a vigorar depois das conquistas de territórios africanos por portugueses e demais povos europeus a partir do século XV e XVI. A principal diferença era que a escravidão na África não tinha o caráter comercial adotado após o desenvolvimento do tráfico de escravos através do oceano Atlântico.